24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

União Europeia tem conversas avançadas com CureVac para comprar vacina

A Comissão Europeia e a empresa alemã de biotecnologia CureVac anunciaram nesta quinta-feira (20) que estão em conversas avançadas para o fornecimento de pelo menos 225 milhões de doses de uma potencial vacina contra a covid-19 para os países da União Europeia (UE).

O órgão executivo da UE também negocia com a Johnson & Johnson e com a Sanofi para adquirir as candidatas a vacinas que estão desenvolvendo e fechou acordo, na semana passada, para a compra de pelo menos 300 milhões de doses da potencial vacina da AstraZeneca, desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford, no Reino Unido.

“Hoje concluímos conversas com a CureVac para aumentar as chances de encontrar uma vacina efetiva contra o novo coronavírus”, disse a comissária de Saúde da UE, Stella Kyriakides, confirmando reportagem publicada pela Reuters em julho.

A UE vai agora iniciar as negociações de um contrato com a CureVac, que pode se tornar o primeiro acordo bilateral de fornecimento da companhia, com vistas a assegurar a vacina para os 27 Estados-membros do bloco, caso se prove eficaz.

A CureVac disse nesta quinta que as negociações incluem uma opção de fornecimento de 180 milhões de doses adicionais.

Autoridades da UE informaram à Reuters no mês passado que a comissão também negocia com a empresa norte-americana de biotecnologia Moderna e com a companhia alemã de biotecnologia BioNTech, que está desenvolvendo uma vacina em parceria com a norte-americana Pfizer.

A CureVac disse que pode iniciar os testes em larga escala de sua vacina em humanos no último trimestre deste ano, baseada nos resultados dos testes que estão atualmente em andamento.

Francesco Guarascio – Repórter da Reuters – Bruxelas

spot_img