24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Unidades de Saúde da Susam terão programação especial durante a Semana da Mulher

Durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), as unidades da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) promovem uma programação especial, voltada à conscientização do público feminino para os cuidados com a saúde. Na programação estão previstas palestras sobre temas diversos relacionados à saúde da mulher, além da oferta de serviços.

Prevenção de câncer de colo de útero e de mama, infecções sexualmente transmissíveis e maternidade são alguns dos temas da programação, que será executada em policlínicas, fundações de saúde e maternidades. Haverá atividades voltadas tanto ao público externo quanto aos servidores das unidades. O objetivo, segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Sandra Cavalcante, da Susam, é aproveitar a data para reforçar orientações de prevenção e de cuidados com a saúde.

Nas Policlínicas José Lins, Codajás, Gilberto Mestrinho e Cardoso Fontes serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre câncer de mama e de colo de útero e sobre a importância dos exames de ultrassonografia e preventivo. A Policlínica Antônio Aleixo fará atendimento às mães de crianças com microcefalia, além de atendimento em clínica médica. Já a Policlínica Cardoso Fontes fará testes rápidos de HIV, hepatite B e C. Na unidade também haverá programação de debate no auditório, para discutir cidadania feminina, direitos da mulher, prevenção de violência doméstica e empoderamento feminino.

Como 8 de março também é alusivo ao Dia Mundial do Rim, a Central Estadual de Transplantes estará nas Policlínicas, alertando sobre as doenças renais. A coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, ressalta que o trabalho será informativo, visando à prevenção.

Nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Paulo Lima e André Araújo, o trabalho será mais voltado ao bem-estar de pacientes. Serão realizadas atividades físicas e encontros de confraternização, com pacientes das unidades.

Já a programação das maternidades inclui palestras sobre os cuidados com a saúde durante a gravidez. De acordo com o gerente de Maternidades do Estado, enfermeiro Edilson Albuquerque, os temas a serem abordados são: a importância do pré-natal, parto humanizado, violência obstétrica e outras questões de importância à mulher, durante o período gestacional.

Autoestima – Algumas unidades prepararam programação para melhorar ainda mais a autoestima das mulheres. Na maternidade Balbina Mestrinho, no dia 8 de março, haverá maquiagem e esmaltação.

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) preparou para o dia 8 de março uma programação dedicada aos cuidados estéticos com pacientes em tratamento, acompanhantes e profissionais da instituição. A expectativa é que cerca de 200 mulheres participem do evento. A ação contará com voluntários da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina de Combate ao Câncer e diversos outros parceiros.

De acordo com a diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, a atividade faz parte do cronograma que visa reforçar a Política Nacional de Humanização no âmbito da unidade, fortalecendo os laços entre pacientes e profissionais e resgatando a autoestima de quem luta contra o câncer.

Todas as unidades com programação, entre maternidades e Policlínicas, terão ações estéticas para o público.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

Policlínica Antônio Aleixo

Datas: 06, 07 e 08

Horário: 8h às 17h

Atividades: Atendimentos às mães de crianças com microcefalia, atendimento em clínica médica

Policlínica Codajás

Atividade: Palestra educativa e roda de conversa sobre saúde da mulher e seus principais exames preventivos e qualidade de vida da mulher grávida.

Data: 08

Horário: 9h

Atividade: Palestra sobre lesão do colo uterino

Data: 09

Horário: 9h

Atividade: Palestra sobre prevenção da incontinência urinária na mulher

Data: 08

Horário: 9h

Policlínica Cardoso Fontes

Atividade: Palestra sobre doença renal

Data: 08

Horário: 7h às 9h e de 13h às 14h

Atividade: Realização de teste rápido de HIV; hepatite B e C

Data: 08

Horário: 8h às 17h

Atividade: Palestra Mulheres livres da tuberculose

Data: 08

Horários: 9h às 10h e de 14h às 15h

Atividade: Cine-Fórum no auditório para todos os servidores e pacientes, para discutir cidadania feminina, direitos da mulher, prevenção de violência doméstica e empoderamento feminino.

Data: 08

Horário: 10h às 11h e de 15h às 16h

Policlínica João Santos Braga

Atividade: Palestra sobre câncer de colo de útero e mama

Data: 08

Horário: 8h e às 14h

Policlínica Doutor José Lins

Atividade: Palestra itinerante sobre prevenção de doenças renais crônicas

Data: 08

Horário: 8h

Atividades: Serviços de cuidados à mulher (maquiagem, limpeza de pele, cuidados das mãos) / Palestra itinerante sobre câncer de mama

Data: 08

Horário: 13h às 16h

CONFIRA PROGRAMAÇÃO NAS MATERNIDADES

Maternidade Balbina Mestrinho

Atividades: Maquiagem e esmaltação para mulheres

Data: 08

Horário: 11h

Atividade: Palestra “Mulher acima da média”

Data: 08

Horário: 10h30

Maternidade Ana Braga

Atividade: Palestra “O valor da mulher”

Data: 08

Horário: 9h

Atividade: Serviço de avaliação nutricional

Data: 08

Horário: 10h

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui