25.3 C
Manaus
terça-feira, março 19, 2024

UPA 24h da Cidade Nova inicia atendimentos na próxima terça-feira (23)

A entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Nova, na zona norte de Manaus, será realizada na próxima terça-feira (23). Nesta sexta-feira (19), a unidade recebeu medicamentos e os novos funcionários, a maior parte composta por concursados do certame de 2014, que foram conhecer seu novo ambiente de trabalho. A unidade, com funcionamento 24h, deverá atender, em média, 4,5 mil pessoas por mês.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Orestes Guimarães Melo Filho, a UPA é destinada ao atendimento de casos de baixa e média complexidade. “Essa unidade foi planejada para receber a demanda da zona norte e também para dar suporte ao Platão Araújo, que acaba sobrecarregado, recebendo pacientes de baixa e média complexidade, que agora terão a UPA para atendimento”, ressaltou.

Ainda segundo o secretário da Susam, os prontos-socorros são específicos para casos de alta complexidade, como acidentes de trânsito, ferimentos por armas de fogo e arma branca e outros traumas graves.

A UPA 24h da Cidade Nova, juntamente com o SPA Danilo Corrêa, na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, e o SPA Eliameme Mady, na avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, deve compor o atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade na zona norte da capital. A unidade deve funcionar com uma equipe de 70 profissionais, entre servidores, médicos e técnicos que serão responsáveis por uma média de 150 atendimentos diários.

Concursados – A agente administrativa Socorro Barbosa foi aprovada no concurso de 2014 e esperava há anos a convocação, mas somente nesta gestão conseguiu a tão sonhada convocação. “Eu estou feliz e a expectativa é grande para iniciar minha carreira no funcionalismo público. Mais feliz ainda por poder começar em uma unidade nova. Eu espero poder contribuir e atender bem a população que tanto necessita de atenção, e também que as pessoas consigam ser atendidas aqui e saiam com seus problemas solucionados, ou, ao menos, bem encaminhadas para outras unidades de atendimentos mais complexos”, disse.

A também agente administrativa Marucia Gomes é natural de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Ela elogiou a convocação e falou que a Saúde é um desafio para todas as regiões do país. “Eu estou muito feliz de poder tomar posse e trabalhar em uma unidade nova. O Governo do Amazonas está de parabéns por dar um melhor atendimento à população. A Saúde é um problema nacional e um desafio para praticamente todos os estados brasileiros. Eu espero poder contribuir muito e levar um bom atendimento à população de Manaus”, disse.

Obra concluída – A UPA da zona norte, que começou a ser construída em 2010, recebeu investimentos de R$ 7,8 milhões, entre obra e equipamentos. O secretário lembrou que quando a atual gestão assumiu, em outubro do ano passado, as obras estavam paradas. Entre os serviços que serão oferecidos na unidade estão exames de raio-X, eletrocardiografia, especialidade de pediatria, laboratório de exames e 20 leitos de observação.

O atendimento na UPA é 24 horas, todos os dias da semana. O atendimento é específico para casos de urgência de pequena gravidade e que não precisam ir para um pronto-socorro de grande porte. De acordo com o Ministério da Saúde, as UPAs atendem casos como: pressão e febre alta, fraturas e cortes com pouco sangramento; queda com torção e muita dor ou suspeita de fratura; cólicas renais; intensa falta de ar; convulsão; dores fortes no peito; e vômito constante. Entre os serviços que serão oferecidos na unidade estão exames de raio-X, eletrocardiografia, especialidade de pediatria, clínica geral, laboratório de exames e 20 leitos de observação.

FOTO: DIVULGAÇÃO

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui