A Unidade de Pronto Atendimento (Upa) José Rodrigues, na zona norte de Manaus, realizou 8.295 atendimentos, entre os dias 23 de outubro, quando foi inaugurada, e 14 de novembro. Em média, 360 atendimentos por dia, conforme balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Localizada na avenida Camapuã, bairro Cidade Nova, corredor de acesso à zona leste, a nova Upa 24h passou a integrar a rede de urgência e emergência, na capital.

A Upa José Rodrigues oferece atendimento de baixa e média complexidade. Somente nos últimos nove dias de outubro, a unidade fez 2.440 atendimentos. As áreas mais demandadas no período foram clínica geral e enfermagem.

De 1º a 14 novembro, a Upa José Rodrigues realizou 5.855 atendimentos. Foram 2.551 na área de enfermagem e mais 2.357 em clínica geral, além de 688 atendimentos em pediatria e 259 em clínico cirúrgico.

As Upas são reservadas a atendimento de urgência de baixa complexidade, como os casos de pressão e febre altas; cortes com pouco sangramento; queda com torção e muita dor ou suspeita de fratura; cólicas renais; intensa falta de ar; convulsão; dores fortes no peito e vômito constante, entre outros.

Estudos do Ministério da Saúde mostram que nas localidades que contam com Upa, 97% dos casos são solucionados na própria unidade, sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro. Na unidade, o paciente fica internado por até 24 horas e, quando necessário, é encaminhado para uma unidade maior.

Desde que começou a funcionar, a Upa José Rodrigues vem contribuindo para reduzir a pressão sobre o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste.

A Upa José Rodrigues é tipo 3, possui 20 leitos de observação, com atendimento em clínica geral, pediatria e cirurgia. Conta, ainda, com serviços de apoio ao diagnóstico por imagem, como raio-x e eletrocardiograma, sala de emergência com suporte para pacientes graves, sala de coleta de exames, entre outros.

Nos primeiros 23 dias de funcionamento, a unidade em questão realizou 909 procedimentos de laboratório e 201 exames de raio-x.

A UPA José Rodrigues começou a ser construída em 2010, por meio de um convênio entre os governos estadual e federal. A obra estava parada e foi retomada na atual administração da Susam. A unidade recebeu investimentos de R$ 7,8 milhões, entre obra e equipamentos, sendo que R$ 5,6 milhões oriundos do orçamento estadual. “Recebemos a Upa com obras paradas, retomamos os serviços, equipamos e estamos entregando à população. Ela é uma das cinco unidades que esta gestão encontrou nesta situação, ao assumir, em outubro de 2017, junto com a UPA Itacoatiara e o Hospital do Careiro Castanho, já entregues, além do SPA de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, e o Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), ao lado do Hospital da Zona Norte, que também estão sendo preparados para serem inaugurados em breve”, disse o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato.

FOTOS: BRUNO ZANARDO/SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here