27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Urnas elegem PT como principal derrotado; PMDB e PSDB crescem

O Partido dos Trabalhadores foi o principal derrotado no primeiro turno das eleições municipais, disputada neste domingo em todo o Brasil. O PT que, em 2012, saiu do pleito eleitoral com 11 por cento das prefeituras brasileiras, governando 630 cidades, viu esse número cair para 256 municípios, o que representa menos de cinco por cento das cidades brasileiras.

Há quatro anos, o PT obtinha o terceiro maior número de prefeituras entre os partidos brasileiros. Agora a legenda ocupa apenas o décimo lugar, atrás inclusive do Democratas, um dos partidos que mais encolheu nos últimos anos e rival histórico do PT.

O PMDB continua sendo a legenda com o maior número de prefeituras, saindo de 1015 municípios, em 2012, para 1027 neste ano. Um crescimento de 1,2 por cento. O PSDB aumentou sua participação em 15,3 por cento e segue na segunda colocação com 791 prefeituras, antes eram 686.

O PSD, partido fundado pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também cresceu, conquistando 20 prefeituras a mais do que tinha em 2012. O partido agora ocupa o posto que era do PT, como terceira maior legenda em número de prefeituras.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui