25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Usuários do transporte coletivo já notam redução no tempo de viagem utilizando a faixa exclusiva

A fiscalização da faixa exclusiva, iniciada no último sábado (24/11), já está surtindo efeito para os usuários do transporte coletivo que utilizam ônibus que passam nas vias exclusivas. Atualmente 362 ônibus trafegam pela faixa em 52 linhas. Cerca de 400 mil passageiros estão sendo beneficiados, diariamente, com a redução no tempo de deslocamento, entre15 a 20 minutos, dependendo da linha.

De acordo com a universitária Micaelly Oliveira, a faixa tem melhorado bastante o deslocamento até a faculdade que ela estuda, localizada na zona Centro-Sul. “Quando eu venho para a faculdade eu levo menos tempo do que se eu optar por linhas que não trafegam nessa faixa. Já consegui sentir a diferença nesses dias que ela está sendo fiscalizada”, disse.

O universitário Milton David, apoia a ideia e pede que os condutores respeitem a faixa. “O meu percurso tanto para a faculdade quanto para casa reduziu cerca de 50% no tempo de viagem. Os motoristas precisam respeitar esse projeto que é muito bom para a cidade”, comenta.

Desde o último sábado, as faixas exclusivas das avenidas Torquato Tapajós, Constantino Nery e Recife, estão sendo fiscalizadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

De acordo com o Manaustrans, a faixa exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, de 4h ‪às 22h‬. Aos sábados, de 4h ao meio dia. Nos domingos e feriados, a faixa fica liberada para todos os veículos. Quem desrespeitar os horários permitidos, comete infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui