23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Vacina previne cerca de 70% dos cânceres causados pelo vírus HPV

Mais da metade da população brasileira está sujeita a contrair o HPV, um vírus que pode provocar câncer quando não tratado adequadamente. A vacina é a medida mais eficaz para prevenir a infecção. Por essa razão, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem receber duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Só assim a proteção será completa. A coordenadora do Programa Nacional de Vacinação fala dos efeitos protetores da imunização contra o HPV.

“O mais importante deixar claro que se nós vacinarmos toda essa população tanto de meninas quanto de meninos, nós estaremos protegendo as meninas contra o câncer do colo do útero, os meninos contra o câncer de pênis e de anus, e as meninas e meninos contra o câncer de cabeça e pescoço. Então é importante entender que essa vacina protege contra inúmeras doenças e nós poderemos ter no futuro, gerações livres desse tipo de enfermidade”.

Com a vacina, as chances de prevenção contra os cânceres causados pelo HPV – como o de colo de útero e cabeça e pescoço – estão acima de 70%. Já para as verrugas genitais – uma característica da infecção – a prevenção é de 90%. Para ser vacinada, a criança ou o adolescente deve procurar uma Unidade de Saúde, acompanhado de um adulto, e levar consigo a Caderneta de Vacinação. A previsão é de que 20 milhões de adolescentes busquem os postos de vacinação ainda neste ano.

Reportagem, Aline do Valle.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui