24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Vai assistir a Copa na Rússia? Planejamento é essencial

Brasileiros não precisam de vistos de entrada. Ainda assim, é importante estar atento às outras exigências do governo russo e às dicas que podem facilitar sua estada no país

Falta pouco para o início da Copa do Mundo na Rússia, que acontece de 14 de junho a 15 de julho de 2018. Mais uma vez, todas as atenções estarão voltadas para a maior competição de futebol do planeta. E como não podia ser diferente, milhares de brasileiros irão marcar presença em solo russo, na torcida pelo Hexacampeonato da seleção. Porém, viajar para Rússia requer bastante planejamento, seja para se informar sobre os requerimentos de entrada no país quanto para orientar-se sobre dicas de segurança, logística e, evidentemente, para curtir as atrações culturais desse país tão peculiar.

A notícia boa é que desde 2010 cidadãos brasileiros não precisam de vistos para entrar em território russo, desde que o objetivo da viagem seja somente turismo e que não permaneçam por mais de 90 dias no país – conforme assegura Leonardo Freitas, sócio-fundador da Hayman-Woodward PLLC e especialista em imigração. “Porém, é importante notar que o passaporte brasileiro ainda precisa estar válido por pelo menos seis meses, a contar da data de saída da Rússia”, pondera Freitas.

Outra informação importante salientada pelo especialista é que os turistas podem circular normalmente pelo país, mas caso permaneçam em uma mesma cidade por mais de sete dias consecutivos, deverão preencher um formulário de Registro Migratório, que normalmente é disponibilizado pelos agentes de Imigração no momento do desembarque, e que também pode ser encontrado na maioria dos hotéis do país.

Além disso, é importante saber que para viajar à Rússia não é obrigatório adquirir seguro saúde, assim como também não são exigidas vacinas específicas para pessoas vindas do Brasil. “Mesmo assim, é recomendável que viajantes provenientes de áreas onde hajam casos confirmados de febre-amarela vacinem-se com pelo menos 10 dias de antecedência à viagem e apresentem o cartão internacional de vacinação, caso sejam solicitados pelas autoridades russas de Imigração”, afirma Freitas.

A Embaixada Brasileira na Rússia disponibilizou uma página com informações detalhadas sobre documentação e procedimentos necessários para entrada no país e com informações de contato em casos de emergência: http://moscou.itamaraty.gov.br/pt-br/procedimentos_migratorios_para_turistas.xml.

Cuidados e recomendações

Embora a Rússia seja considerado um país com índices de criminalidade relativamente baixos nas grandes cidades, Freitas recomenda estar atento, especialmente durante um megaevento como a Copa do Mundo, que concentra muitas pessoas em um mesmo local.

É importante lembrar também que a Rússia é o maior país do mundo em termos territoriais, ocupando quase metade da Europa. Por esse motivo, ao planejar uma viagem para acompanhar os jogos da Copa, é preciso considerar o deslocamento entre as cidades do país. “A melhor recomendação é dar preferência ao transporte público. Trens e metrôs funcionam extremamente bem e podem levar os viajantes a todas as cidades que irão sediar a Copa”, indica o especialista.

Freitas lembra, ainda, que comprar a moeda official da Rússia (Rublo) com antecedência nem sempre é um boa ideia, já que as taxas de câmbio geralmente não são favoráveis. “O ideal é levar dólares ou Euro em sua viagem e somente fazer a conversão na chegada ao país”, diz.

Outra observação importante está relacionada à língua, pois encontrar pessoas que falem inglês ou idiomas derivados do latim é uma tarefa difícil na Rússia. Para isso, uma dica valiosa do especialista Leonardo Freitas:“existem aplicativos de tradução simultânea que podem ser bastante úteis nesse período”.

Por fim, além de curtir a Copa do Mundo, será uma ótima oportunidade para aproveitar também o país. “A Rússia oferece uma enorme gama de atrações históricas e culturais que certamente irão agradar a todos os tipos de turistas. Imperdível”, recomenda Freitas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui