“Vamos arregaçar as mangas e ir para as ruas”, afirma coronel Amadeu durante posse como secretário de Segurança

O governador Amazonino Mendes promoveu mudanças no comando da Secretaria de Segurança Pública (SSP-A) e o coronel da Polícia Militar, Amadeu Soares, assume a pasta a partir desta terça-feira (09/10). Durante solenidade de posse, comandada pelo vice-governador Bosco Saraiva, o novo titular da segurança disse que vai atacar a criminalidade com ações imediatas de inteligência e mais polícia nas ruas.

“Arregaçar as mangas e ir para as ruas. É na rua que a polícia se materializa e protege os cidadãos, precisamos ter ações e inteligência porque a polícia não trabalha sem, mas é preciso de ações ostensivas e repressivas que tragam aquela sensação de segurança”, destacou Amadeu Soares, durante entrevista coletiva logo após a solenidade de posse, realizada nesta terça-feira na sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa, zona centro-oeste.

Vice-governador do Estado, Bosco Saraiva afirmou que a assunção do coronel Amadeu vai atender ao dinamismo estabelecido pelo governador Amazonino Mendes ao setor. Saraiva comandou a pasta entre outubro do ano passado e abril deste ano. O coronel Anézio Paiva, que estava respondendo pela pasta, assume a secretaria executiva da SSP-AM.

“É o dinamismo necessário que o Amazonino deseja implantar cada vez mais. O coronel Amadeu é um homem de rua. A polícia precisa estar na rua permanentemente e, esse metiê, ele domina como poucos. Portanto, a determinação do governador é polícia na rua e ninguém melhor que o Amadeu para coordenar isso”, disse Bosco Saraiva.

A solenidade contou com a presença do secretário executivo da SSP-AM, coronel Anézio Paiva, do secretário extraordinário responsável pelo programa GuardiAM 24 horas, coronel Walter Cruz, do secretário de Inteligência, Herbert Lopes, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cláudio Silva, delegado Geral da Polícia Civil, delegado Frederico Mendes, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mauro Freire.

Após a cerimônia de posse, o secretário de Segurança convocou reunião com toda a cúpula para definir as diretrizes do trabalho que pretende implementar na pasta. Em coletiva, Amadeu Soares adiantou mudanças em cargos de comando do sistema, mas disse que elas serão naturais.

“O foco é atacar a criminalidade e garantir que o cidadão seja devidamente protegido. Vamos desenvolver ações imediatas e preparar ações de médio e longo prazo. O homicídio é o medidor mundial da violência e precisamos manter isso sob controle, em que pese tenham várias circunstancias desse contexto. Com a planilha estatística na mão, vamos fazer um trabalho cirúrgico em cima das zonas quentes para frear isso”, salientou Amadeu Soares.

Currículo – Nascido em Roraima, filho da professora Rosa Maria Marinho Soares e do Cabo do Exército Brasileiro Amadeu da Silva Soares (In memorian), o coronel da Polícia Militar do Amazonas Amadeu da Silva Soares Júnior mudou-se para capital amazonense aos 12 anos, para estudar no Colégio Militar de Manaus (CMM). Quando jovem, passou no curso formação de oficiais do Amazonas e ingressou na Academia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul onde se formou bacharel em Ciências Militares área de defesa pessoal em 1992.

Coronel Amadeu já serviu no Batalhão de Choque, comandou a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) entre os anos de 2009 e 2010. Foi integrante da primeira turma do Amazonas a concluir o curso de Operações Especiais da COE em 1996, no Estado do Paraná. Foi criador do maior programa de polícia comunitária do estado do Amazonas, o Ronda no Bairro, sendo convidado para ser Secretário Executivo do programa entre os anos de 2010 a 2014. Foi Secretário de Segurança Pública do Estado de Roraima em 2014 e Secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas em 2017 até abril de 2018.

Coronel Amadeu Soares é casado com a administradora e bacharel em direito Paula Andrea Kanzler Soares e pai de três meninas, a universitária Andressa Soares, e as estudantes Yasmin Soares e Larissa Kanzler Soares.

– Bacharel em Ciências Militares na Academia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (1992)

– Curso de Operações Especiais da COE (Companhia de Polícia de Choque) (1996)

– Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Academia da Polícia Militar de Alagoas (2006)

-Especialização em Investigação e Perícia Criminal pela Academia de Polícia Militar do Rio de Janeiro (2000)

– Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) em (2009)

– Curso de Técnica de Bastão Perseguidor (1993)

– Curso de Balística Forense pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul (1992)

– Curso de Especialização de Oficiais em Negociação de Crises com Reféns pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (2001)

– Curso de Perícia de Documentos de Segurança de Identificação pela American Bank Note Company

– Curso de Qualificação em Elaboração de Projetos na Prática (2009)

– Curso de Gerenciamento de Crise (2004)

-Curso de Gestão Pública Contemporânea pela Fundação Dom Cabral em (2013)

-Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (2007)

Foto: Bruno Zanardo