24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Vanessa Grazziotin lamenta que Câmara tenha rejeitado cotas para mulheres no Parlamento

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lamentou que a Câmara dos Deputados não tenha aprovado, em votação ocorrida na terça-feira (16), proposta de emenda à Constituição (PEC) que reservava uma quota das cadeiras do Parlamento para as mulheres.

A PEC, lembrou a parlamentar, não conseguiu os 308 votos necessários a sua aprovação, mas obteve uma votação expressiva: 293 votos. Houve 101 votos contrários e 53 abstenções. Segundo a senadora, alguns deputados que se abstiveram explicaram ter agido assim porque não estava claro na proposta como ficaria a distribuição das cadeiras remanescentes.

Como existe no Senado uma proposta que também trata de cotas no parlamento para as mulheres, Vanessa Grazziotin acredita que os senadores poderão resolver as dúvidas existentes e garantir a aprovação da proposta no futuro:

– Na semana que vem, nós, as mulheres senadoras, vamos nos reunir e traçar os caminhos aqui no Senado e tenho certeza que podemos chegar a uma redação capaz de ser aprovada na CCJ [Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania] e ir a Plenário. Não foi num primeiro momento que as mulheres conseguiram o voto no Brasil, e também não seria na primeira oportunidade nós teríamos esta mudança agora – disse a senadora.

Agência Senado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui