Take a fresh look at your lifestyle.

Vanessa visita obras com recursos de emendas em Autazes e diz que o Amazonas precisa intensificar exploração de silvinita

-publicidade-

A bancada do Amazonas no Congresso Nacional deve intensificar as articulações para que o governo brasileiro estimule a exploração da silvinita (potássio) no Estado, mineral que é a principal matéria-prima para fertilizantes e adubos. Foi o que defendeu nesta segunda-feira, dia 2, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que esteve no município de Autazes, localizado na região detentora de uma das maiores reservas do mineral no mundo.

A senadora visitou o município junto com o deputado federal Átila Lins (PSD), na véspera do aniversário da cidade, que nesta terça-feira, dia 3, completa 59 anos de fundação. A senadora esteve na quadra poliesportiva inaugurada no fim do ano passado, construída com recursos de emenda apresentada por ela. Já Lins acompanhou a entrega de caminhão coletor de lixo, também fruto de emenda parlamentar assinada por ele.

Vanessa também conseguiu liberar recursos para patrulha mecanizada destinada a Autazes e que em breve será entregue às comunidades rurais. Na ocasião, tanto Vanessa quanto o deputado federal se comprometeram em destinar novas emendas parlamentares ao município. A própria senadora disse que tem emenda aprovada pelo Programa Calha Norte e que será utilizada para adquirir um segundo caminhão coletor de lixo para a sede municipal, ainda neste ano.

Segundo a parlamentar, o próximo passo será auxiliar a prefeitura a transformar seu lixão o em aterro sanitário. “Esses são investimentos que ajudam na questão sanitária da cidade e que contribuem para a melhoria da saúde da população e no maior cuidado com o meio ambiente”, destacou a senadora.

O deputado Átila Lins anunciou à população presente, incluindo líderes rurais, indígenas e comunitários, emendas para a construção de um balneário público, que ficará próximo a Quadra Poliesportiva Carlos Alberto Pereira Pujuca, construída com emenda parlamentar de Vanessa; emendas para uma maternidade; para a conclusão do Centro Agropecuário da cidade; para a construção da cobertura da Quadra Poliesportiva Sampaio; entre outras emendas que pretende destinar ao município.

O prefeito de Autazes, José Thomé Filho, destacou a parceria de seu governo com os parlamentares e disse que uma das grandes conquistas de sua administração foi tirar o nome da prefeitura do cadastro de governos inadimplentes junto à União. Devido a irregularidades cometidas em gestões passadas, e que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal, o município tinha dificuldade em firmar convênios.

“Estamos com a administração em dia e agora podemos ampliar nossas parcerias, buscar recursos federais, como estamos já estamos fazendo, e com a ajuda de parlamentares com a senadora Vanessa e o deputado Átila podemos melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito.

Na avaliação da senadora Vanessa, é preciso acelerar a exploração sustentável da silvinita, que pode tirar o País da dependência da importação do mineral, fundamental para o desenvolvimento dos agronegócios. Levantamentos iniciais dão conta que as reservas de silvinita no Amazonas chegam a 600 milhões de toneladas, segundo a Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos.

No final de 2013, a senadora Vanessa levou o debate sobre esse grande potencial mineral do Amazonas à Comissão de Meio Ambiente do Senado. No encontro, participaram representantes do Governo do Amazonas e prefeitos dos municípios da região onde já foram mapeadas as reservas de silvinita, como Autazes e Nova Olinda do Norte.

-publicidade-