27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Veja 7 dicas para facilitar a adaptação escolar neste início e ano letivo

O fim das férias e início do ano letivo traz uma mudança brusca na rotina das famílias. São horas a menos em casa e um mundo novo a ser explorado na escola, o que pode gerar insegurança e ansiedade tanto nos pequenos como nos pais. Para evitar que o momento de despedida na porta do Colégio se torne algo triste e cheio de lágrimas, é possível fazer alguns ajustes na rotina, de acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Paranaense, Sibele Maria Dal Col Guimaraes. “Deixar os filhos na escola pode ser uma separação bastante sentimental para os pais, que até então protegeram a criança. Mas ter confiança e segurança na escola ajuda nesse processo e também contribui para a autonomia do aluno”, explica.

Confira algumas dicas da especialista:

Confiança é a base de tudo. Depois de escolher a escola que melhor se adapta à criança é importante conhecer como o local funciona e quem serão os professores que cuidarão dos alunos. Com conhecimento e confiança, o processo fica mais fácil e tranquilo para os pais, que podem repassar a calma para os filhos.

Comunicação sempre ajuda. Pode acontecer de o primeiro dia na escola ser bastante tranquilo e divertido, mas o segundo e terceiro serem recheados de choro e lágrimas. Isso acontece por que a criança estava animada com a novidade, mas logo percebeu que a ida à escola se repetiria todos os dias. Explicar o que vai acontecer e o porquê pode acalmar os ânimos e trazer segurança para os pequenos que já conseguem entender essas questões.

Horário e rotina. Manter os padrões de horário e a rotina é algo super importante para crianças, em especial para os menores. Deixar e pegar as crianças nos horários estipulados pelo colégio ajuda os alunos a entenderem que todos passam por isso e que é normal. Quando um aluno chega ou sai da escola fora do horário, pode dar a impressão de que é algo ruim ou fora do normal do seu dia.

Não demorar na despedida. Essa dica é principalmente para os pais, pois separar-se do filho pelas primeiras vezes é algo bastante marcante. Mas, evitar despedidas prolongadas e sentimentais pode tornar a transição mais fácil para a criança. Dar tchau, de maneira corriqueira, como sempre é feito é o melhor caminho e também evita o famoso “sumiço”, quando os pais apenas saem da escola sem os filhos notarem. Comentar que o dia vai ser divertido, cheio de crianças para brincar e aprendizados também é importante para despertar o interesse e a curiosidade.

Facilitar o processo. Se a despedida for muito difícil para a mãe ou para o pai, vale tentar trocar a pessoa responsável pela ida à escola, dependendo da disponibilidade dos responsáveis pela criança. Se alguém da família, como os avós, por exemplo, tiverem mais facilidade é uma boa opção de ajuda nesse momento sensível, mas bastante importante. Objetos de transição também ajudam a criança a levar um pedaço da casa para o novo ambiente, trazendo tranquilidade. Pode ser um “cheirinho” ou um brinquedo que signifique segurança para o pequeno.

Regras e convivência. A transição da casa para a escola é mais sentida pelas crianças pois mudam as regras de convivência. No colégio é preciso compartilhar brinquedos, brincar em conjunto e executar tarefas, que em casa não exigidas. Uma dica valiosa é estabelecer regras em casa para que o aluno saiba que são parte integrante do dia a dia de todos. Horário para comer e dormir, por exemplo, trazem essa sensação e facilitam a adaptação a ambientes coletivos.

Choro faz parte. Mesmo com as conversas e combinados, as vezes haverá choro e isso é normal. É dessa maneira que as crianças menores se expressam, principalmente diante de mudanças e entender isso ajuda pais a lidarem melhor com o processo. Nesse momento, o melhor é assegurar que está tudo bem e que no fim do período pais e filhos se encontrarão novamente e terão muitas coisas novas para compartilhar.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

spot_img