Veja a ordem de votação na urna eletrônica

Neste domingo (7), os eleitores vão ter que votar em seis candidatos: deputado federal, deputado estadual ou distrital – no caso do Distrito Federal –, dois senadores, governador e presidente da República.

Se você quiser, a Justiça Eleitoral permite levar a cola eleitoral, com os números dos candidatos da sua preferência. Mas, é preciso ter atenção ao digitar o número de cada candidato e sempre conferir a foto do político que você escolheu. Depois, é só apertar “Confirma”. Agora, se você errar é só apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número de novo.

Para votar no deputado federal, você vai ter que digitar quatro números e, em seguida, apertar a tecla “Confirma”. Para o cargo de deputado estadual ou distrital, é preciso digitar cinco números e, novamente, apertar a tecla “Confirma”.

O próximo passo vai ser escolher os senadores. Como o Senado vai ter a renovação de 2/3 dos integrantes, neste ano será preciso escolher dois candidatos. Para cada uma das vagas, será necessário digitar três números. O que vale lembrar é que se o mesmo número for digitado para os dois cargos de senador, o segundo voto vai ser anulado.

O penúltimo passo vai ser votar para governador, que corresponde a dois números. E por fim, o eleitor deverá escolher o novo presidente da República, também com dois dígitos.

Após concluir esta etapa, a urna vai fazer uma gravação, a criptografia e a assinatura digital do voto. Em seguida, vai aparecer a palavra “FIM” e você vai ouvir um sinal sonoro. Aí sim, a votação vai estar concluída com sucesso.

Reportagem, Cintia Moreira