As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Veja – Após forte chuva em Manaus, Defesa Civil atende 12 ocorrências

Houve chamado para alagação, tombamento de árvore e desabamento de muro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Central de Emergência 199 da Defesa Civil Municipal, registrou no primeiro balanço fechado até as 14h desta segunda-feira, 1º/6, 12 ocorrências ocasionadas pela chuva desta manhã. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média até o momento é de 20 milímetros para a cidade de Manaus.

O Departamento de Operação informa que não há vítimas nas referidas ocorrências e que todas as situações registradas já estão em atendimento. O órgão também ressalta que o Disk 199 está em funcionamento 24 horas.

Houve chamado para quatro situações de alagação, nos bairros Cidade Nova e Jorge Teixeira; no Jorge Teixeira; um tombamento de árvore, na Cidade Nova 2; dois desabamentos de muro, nos bairros Nossa Senhora de Fátima 2 e Jorge Teixeira; dois riscos de desabar nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Terra Nova 1; um risco de deslizamento no Jorge Teixeira; um deslizamento de barranco no bairro Cidade Nova e uma situação de desabamento parcial no bairro Jorge Teixeira.

Atendimento

“A nossa central de emergência recebeu até o momento um total de 12 ocorrências e nossas equipes já estão em atendimento às essas ocorrências. A chuva até deu uma parada no momento, mas poderá ter mais pancadas de chuvas em áreas isoladas, até o final da tarde”, informou o secretário-executivo da pasta, Cláudio Belém.

Belém reforçou ainda que a Central de Atendimento 199 realiza o monitoramento 24 horas e que está à disposição para que a população possa entrar em contato e registar ocorrência caso seja necessário.

Monitoramento

Além dos pluviômetros, o monitoramento nas áreas de risco da cidade, no período chuvoso, é realizado diariamente pela Defesa Civil e conta com o reforço dos Núcleos de Proteção e Defesas Civis nas comunidades (Nupdecs), formados por voluntários.

A Sepdec também disponibilizou no site da Prefeitura de Manaus o novo canal de comunicação de prevenção do órgão. A ferramenta tem por objetivo repassar informações da Defesa Civil para a população, como avisos meteorológicos, cota do rio Negro e orientações básicas de situações de risco.

Ao realizar o cadastro, os usuários podem optar em receber as informações via SMS ou via WhatsApp. O link funciona 24 horas e para se cadastrar é só acessar o banner rotativo “Prevenção”, na página principal do Portal da Prefeitura de Manaus, ou acessar http://cmmanaus.com.br/prevencao/ e preencher os dados solicitados.

Os usuários de celulares cadastrados via SMS receberão uma mensagem direta e os já cadastrados, via WhatsApp, serão incluídos em um grupo da região de interesse.

Assista

 

Texto – Layza Viana/Defesa Civil