24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Veja como está o esquema especial de serviços para os desfiles no Sambódromo em Manaus

A Prefeitura de Manaus montou um esquema especial de serviços públicos para atender, a partir desta quinta-feira, 28/2, o público que for ao Centro de Convenções Sambódromo acompanhar os eventos do Carnaval 2019. Entre eles, estão planejamentos especiais de trânsito, transporte, limpeza, saúde, assistência social e fiscalização de comércios.

Até a Terça-feira Gorda de Carnaval, 5/3, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) coordena o fluxo de veículos no entorno do Sambódromo. Agentes de trânsito vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e fluidez nas vias. Além disso, o Manaustrans realizará orientações com mensagens educativas que serão distribuídas ao público no dia 2/3, a partir das 18h.

Também para o sábado, linhas do transporte coletivo serão reforçadas até às 4h da manhã de domingo, 3/3, durante o desfile das escolas de samba do grupo especial de Manaus. Mais de 30 fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estarão presentes durante todo o evento para monitorar a operação das linhas.

As linhas normais que saem do Centro e as alimentadoras, que partem dos Terminais de Integração, também terão o horário de atendimento ampliado com a realização de mais uma viagem após da 0h. Assim, durante e após os desfiles, a população contará com opções de transporte coletivo para todas as zonas da cidade e para os cinco Terminais de Integração.

Além da frota que ficará em circulação, dez coletivos reservas servirão de apoio à operação. Os ônibus ficarão estacionados na rua da Maromba, bairro Chapada, e serão colocados para atender as linhas de acordo com a demanda. Os coletivos estarão com a placa “Sambódromo” afixada no para-brisa.

Com a interdição das avenidas Pedro Teixeira, do Samba e Lóris Cordovil, os ônibus que passam por estas vias seguirão um itinerário alternativo, utilizando como principais opções de desvio as avenidas Darcy Vargas e Desembargador João Machado. Confira na tabela em anexo as linhas e desvios de itinerário, bem como o esquema de trânsito.

‘Bloco da limpeza’

Além das tradicionais agremiações, o Desfile Oficial no Sambódromo vai contar com um bloco extra na avenida. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) colocará ‘na pista’ 120 garis trabalhando durante os desfiles. O ‘bloco da limpeza’, como já é conhecido o grupo da Semulsp, entrará após a passagem de cada escola de samba, limpando o local para a entrada da próxima agremiação.

Puxados pelo grupo ‘Garis da Alegria’, o ‘bloco da limpeza’ tem como tarefa principal limpar a pista e o espaço de movimentação popular, mas os trabalhadores sempre aproveitam para trabalhar com animação, passando a mensagem de cuidado com o lixo.

A limpeza da cidade para o Carnaval já começou em janeiro, mas no dia da festa o trabalho será intensificada, com trabalhos durante e depois da festa. A Prefeitura também disponibilizará dois carros coletores no interior do Sambódromo para atender à forte demanda de resíduos gerados pelo evento.

Proteção infantojuvenil e à mulher

A Prefeitura de Manaus também estará com a Campanha Municipal de Combate ao Abuso, à Exploração Sexual e Trabalho Infantojuvenil, além da sensibilização contra o abuso e o assédio de mulheres, nos desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso, nesta sexta-feira, 1/3, e Especial, no sábado, 2/2, no Sambódromo.

A campanha institucional é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Fundo Manaus Solidária. Aproximadamente 90 servidores das secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Juventude estarão envolvidos na campanha, nos dois dias de evento.

Todos receberam orientação baseada na portaria 001/2019 do Juizado da Infância e da Juventude Cível, que diz que “poderão assistir aos desfiles das escolas de samba crianças, a partir de 5 anos completos até 15 anos incompletos, acompanhadas de um dos responsáveis legais ou acompanhantes”. Outra orientação é quanto à proibição da venda de bebidas alcoólicas e cigarros para crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, principalmente, a exploração sexual e trabalho infantil.

Para que o público feminino possa tomar conhecimento dos seus direitos, a Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, vinculada a Semasc, também estará presente nos dias de desfiles. A subsecretaria sensibilizará os foliões sobre o abuso e o assédio de mulheres, além de serem divulgados os serviços do órgão com a distribuição de material informativo, contendo a rede de proteção à mulher.

Para auxiliar na campanha, o folião que presenciar algum caso de violação de direitos, principalmente de crianças e adolescentes, deve recorrer aos canais de comunicação do município. Disque Denúncia: 0800-092-1407 e Disque Direitos Humanos: 0800-092-6644. Para a mulher, as denúncias podem ser direcionadas a Central de Atendimento à Mulher: 180, Disque Denúncia: 181 e Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher pelo telefone 3236-7012.

Comércio informal

Ainda durante o Carnaval, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) vai trabalhar, em esquema de revezamento, com 80 fiscais, no ordenamento e fiscalização do comércio de ambulantes, no entorno dos locais onde serão realizados os eventos carnavalescos.

No dia do desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus, 2/3, um efetivo de 70 fiscais estará no entorno e dependências do Sambódromo, com 20 fiscais trabalhando das 8h às 14h, 25 das 14h às 19h e outros 25 das 19h à 1h da madrugada do dia 3/3. Nos demais dias e locais de eventos na cidade, quatro equipes volantes vão atuar no ordenamento e fiscalização.

A Semacc ressalta, ainda, que, de acordo com decisão judicial, é proibida a venda de churrasquinho no espeto e de bebidas alcoólicas em via pública, respectivamente, e destaca a obrigatoriedade do encerramento de bandas de rua, até 1h da madrugada (limite máximo).

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atuará com equipes de conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, além da presença de três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Manaus). O órgão também realizou o trabalho de inspeção e controle vetorial contra o Aedes aegypti. A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) também vai atuar na orientação dos vendedores quanto a práticas saudáveis de manipulação dos alimentos.

TABELA – Trânsito e Transporte Carnaval Manaus

Texto: Carmen Lysia (Manaustrans) / Aretha Lins (SMTU) / Lilian D’Araújo (Semulsp) / Alexsandro Machado (Semasc) / Dalva Andrade (Semacc) / Sandra Monteiro (Semsa)

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui