25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Veja como vai ser a Semana da Pátria e do Amazonas 2018

Programação marca comemoração a Elevação do Amazonas à Categoria de Província e à Independência do Brasil

Com o tema “Escola, família e comunidade: educando e preparando o futuro”, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), abre, oficialmente, no próximo sábado, (1º/09) a programação da Semana da Pátria e do Amazonas 2018.

A parte cívica da programação é direcionada aos estudantes e comunidade em geral e tem por objetivo destacar os fatos históricos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, celebrada no dia 5 de setembro e da Independência do Brasil, comemorada nacionalmente no dia 7 de setembro.

Abertura Oficial – A solenidade de abertura da Semana da Pátria 2018, no dia 1º de setembro, será marcada pela Cerimônia da Bênção do Fogo Simbólico da Pátria, que acontecerá às 7h30, na Paróquia Militar Nossa Senhora do Sameiro, localizada na avenida Coronel Teixeira, no bairro da Ponta Negra, zona oeste de Manaus.

Após a bênção do fogo, será realizada a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, com saída da igreja às 8h15. O percurso total será de 4 km até o Complexo da Ponta Negra, próximo ao Posto da Guarda Municipal, onde acontecerá oficialmente a abertura da Semana da Pátria, com o acendimento da Pira do Fogo Simbólico da Pátria, que ficará exposta até o encerramento da programação, no dia 7 de setembro.

Homenagens – Durante a cerimônia de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas 2018, serão homenageados os personagens “Mulher Amazonense” (Maria Ceres da Silveira Nobre, Geysykaryny Pinheiro Oliveira, Maria de Nazareth Nogueira Xavier e Vânia Machado Soares), “Personalidade Estadual” (Klinger Costa) e “Personalidade Nacional” (Thiago de Mello).

5 de Setembro – No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, a programação ocorrerá em dois momentos. O primeiro é marcado pela homenagem póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da Província do Amazonas. A solenidade acontecerá às 7h, na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), localizada na rua Simão Bolívar, no Centro, zona sul de Manaus.

À tarde, acontecerá o tradicional desfile escolar, reunindo aproximadamente 10 mil estudantes de escolas públicas do Amazonas, além de representantes de entidades como Abrigo Moacyr Alves, Federação/Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Legião da Boa Vontade (LBV), Banda Fanfarra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), entre outras.

O desfile terá início às 17h e será realizado no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), localizado na avenida Pedro Teixeira, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

7 de Setembro

No dia 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, acontecerá o Desfile Militar, com início às 7h30, com revista às tropas, seguido da cerimônia de recepção ao governador do Amazonas e, na sequência, o desfile, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). O desfile também será realizado no Sambódromo.

Às 10h, encerrando a programação da Semana da Pátria e do Amazonas 2018, acontecerá a cerimônia de Abafamento do Fogo Simbólico, também no Sambódromo. A programação será coordenada pela Seduc e pela Maçonaria.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEDUC

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui