27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Veja onde você pode vacinar seu animal na Campanha Antirrábica de Manaus

A Prefeitura de Manaus informa que, como estratégia complementar da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2019, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cinco postos fixos de vacinação para cães e gatos estão sendo mantidos pelo Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, a estratégia principal da campanha, lançada no último dia 9 pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, consiste na vacinação casa a casa, mas os postos fixos também são instalados como forma de oferecer à população outra opção de acesso ao serviço.

“Em alguns casos, as equipes de vacinação não encontram moradores na residência durante as visitas ou o tutor do animal prefere procurar logo um posto fixo para garantir a imunização. Por isso, é importante oferecer uma segunda forma de acesso”, esclarece Marinélia.

Os postos fixos estão funcionando no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, zona Sul; no shopping Phellipe Daou, Jorge Teixeira, zona Leste; no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no bairro São José Operário, zona Leste; na sede do Distrito de Saúde (Disa) Norte, na Cidade Nova, zona Norte; e na sede do Disa Oeste, no bairro da Paz, zona Oeste.

Todos os cinco postos disponibilizam a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e de 13h30 até 16h.

Os postos do shopping Phellipe Daou, Disa Oeste e CSU do Parque 10 funcionam também aos sábados, de 7h30 às 11h30.

A vacina é gratuita e deve ser administrada em cães e gatos com idade a partir do terceiro mês de vida. No momento da vacinação, as equipes fazem a entrega do comprovante ao tutor do animal vacinado. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo Disque-Saúde 0800 280 8 280, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Estratégia

As equipes de vacinadores do CCZ trabalham de forma simultânea nos Disas Norte, Sul, Leste e Oeste, iniciando nos bairros mais periféricos até atingir as áreas centrais. Já na primeira semana da etapa urbana da campanha foram vacinados 14.587 animais.

Na manhã desta terça-feira, 17/9, as equipes do CCZ realizaram trabalho na comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona Leste, atendendo moradores como a dona de casa Daíse dos Santos Pinheiro, que cuida de duas gatas e duas cadelas.

“A vacina aqui em casa é muito importante porque são quatro animais que preciso vacinar e seria difícil levar todos eles até um posto. Infelizmente, tenho vizinhas que não estão em casa agora e não conseguiram vacinar os cães e gatos, mas é necessário proteger os animais”, declarou Daíse.

A meta da campanha, que deverá ser encerrada em 7/11, é vacinar 80% da população canina e 100% da população felina no município de Manaus. Na campanha antirrábica de 2018, o CCZ conseguiu vacinar 234.544 animais.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – José Nildo / Semsa

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui