Veja quem é quem – Polícia recupera celulares roubados, apreende arma de fogo e prende elementos envolvidos em roubos em Manaus

A equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) deflagrou ao longo da tarde de quarta-feira (3/10) ação policial que culminounas prisões, em flagrante, de quatro indivíduos e na apreensão de um adolescente de 17 anos, envolvidos em roubos na capital.

O delegado Samir Freire, titular interino da especializada, explicou que Mateus da Silva dos Santos, 21, conhecido como “Cadu”, foi preso e um adolescente de 17 anos apreendido por envolvimento em roubo ocorrido na noite da última terça-feira (2/10), em uma loja nas dependências de um shopping localizado na avenida General Rodrigo Octávio, bairro Crespo, zona sul.

Já Juliano Soares de Jesus, 22; Ulisses Fernando Silva dos Anjos, 19, e Laender Anhes Rodrigues, 33, foram presos no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da cidade, após roubarem um vendedor de bebidas de 30 anos.

Shopping – Conforme a autoridade policial, as equipes da Derfd efetuaram a prisão de Mateus e a apreensão do adolescente na tarde de quarta-feira (3/10), por volta das 13h, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. As diligências em torno do caso iniciaram ainda na última terça-feira (2/10), após os policiais civis tomarem conhecimento do roubo à loja do shopping.

“Mateus, o adolescente e outros indivíduos, que ainda estão sendo investigados, entraram no local em posse de arma de fogo e subtraíram cerca de 18 aparelhos celulares e R$ 300 em espécie. Durante a ação criminosa, eles chegaram a efetuar um disparo em direção a um segurança que trabalha no shopping. A vítima foi atingida na perna esquerda e levada para uma unidade hospitalar da capital”, declarou Freire.

O titular interino da Derfd destacou que os policiais civis conseguiram recuperar cerca de nove aparelhos celulares com a dupla e os objetos serão entregues aos responsáveis pelo estabelecimento comercial. Freire afirmou, ainda, que Mateus faz uso de tornozeleira eletrônica. Durante consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) a equipe da especializada verificou que o jovem já possui passagem pela polícia por dois roubos.

“Os aparelhos celulares que foram levados da loja foram distribuídos em bocas de fumo. Iremos dar andamento às investigações, tanto para recuperarmos os demais objetos subtraídos, como também para chegarmos ao número preciso de pessoas envolvidas nesse roubo”, argumentou o delegado.

Sequência dos trabalhos – Em continuidade à ação policial, já no bairro Monte das Oliveiras, na zona norte da cidade, a equipe de investigação da Derfd avistou um roubo em andamento. Na ocasião, um vendedor de bebidas de 30 anos foi abordado por Laender, Juliano e Ulisses. Eles subtraíram a carteira, o aparelho celular e a chave da motocicleta da vítima.

“Notamos que esses infratores agiram com extrema violência para roubar a vítima, agredindo fisicamente o vendedor. No momento em que eles tentaram empreender fuga, nós montamos um cerco policial. Eles efetuaram disparos em nossa direção e revidamos. Durante a troca de tiros, Laender foi atingido. Os outros dois foram imobilizados e presos. O infrator baleado foi levado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Apreendemos com eles uma espingarda calibre 20”, ressaltou Samir Freire.

Flagrante – Mateus foi autuado em flagrante por roubo majorado, associação criminosa e corrupção de menores. Laender, após receber alta médica, irá responder junto a Juliano e Ulisses por roubo duplamente majorado e associação criminosa armada. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd, eles serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.
O adolescente irá responder por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado e associação criminosa. Em seguida, ele será levado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Juliano Soares
Ulisses Fernando
Mateus da Silva, o “Cadu”

FOTO: ERLON RODRIGUES/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PC-AM.