27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Vencedores do Concurso da Merenda Escolar participam de Simpósio sobre Inclusão Social e Produtiva Rural da Agricultura Familiar

Atividade busca favorecer aproximação entre empreendedores da agricultura familiar, que fornecem alimentos, e os órgãos públicos compradores

Sob o comando da chef Teresa Corção, do Instituto Maniwa, os vencedores do concurso “Melhores Receitas Regionais da Alimentação Escolar” da capital e do interior participaram, na manhã desta terça-feira (17/03), do II Simpósio Regional de Inclusão Social e Produtiva Rural da Agricultura Familiar de Manaus 2020. Os merendeiros se juntaram à equipe da chefe de cozinha e realizaram a preparação de todo o cardápio do evento, com receitas regionais, como peixe, frutas e legumes.

A ação, promovida pelo Comando da 12ª Região Militar, em parceria com o Ministério da Cidadania, busca favorecer a aproximação entre empreendedores da agricultura familiar, que fornecem alimentos, e os órgãos públicos compradores, possibilitando novas oportunidades de mercado, gerando renda para várias famílias, e facilitando os circuitos curtos de abastecimento.

Jhonata da Silva Bichara, um dos vencedores do concurso no município de Benjamin Constant – a 1.121 quilômetros de Manaus – fala sobre a experiência de poder trazer um pouco mais da culinária regional para o evento. “Aqui no Amazonas nós temos uma gama de frutas e alimentos potencialmente nutritivos, por isso é de extrema importância que estes alimentos sejam inseridos na nossa alimentação diária”, opina.

Já a merendeira Vanderlândia Penaforth, do município de São Paulo de Olivença – a 985 quilômetros de Manaus – explica a importância de utilizar a alimentação escolar como ferramenta para mudanças de hábitos. “Trazer para um evento grandioso como este é a oportunidade de mostrar como alimentos regionais podem ser fonte de alimentação diária para outros órgãos, assim como se tornou em muitas escolas estaduais”, conta.

Durante o evento, aconteceu a mostra de produtos oriundos da agricultura familiar, tais como: hortaliças (couve, coentro, pimentão e alface), itens da avicultura (ovos), além de flores ornamentais e produtos orgânicos.

Palestras – O tenente-coronel Fúlvio enfatizou ainda os debates ocorridos durante o dia. “Todos os presentes tiveram a oportunidade de participar de palestras e debates que tratam sobre a qualificação das aquisições de alimentos da agricultura familiar, a contribuição das representações da agricultura familiar no estado, além de abertura para debates e apreciação de materiais e degustação de produtos dos agricultores familiares”, explicou.

Concurso – A disputa “Melhores Receitas Regionais da Alimentação Escolar” é promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e visa valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros das escolas estaduais do Amazonas, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar, mobilizando a comunidade acadêmica para a educação alimentar e nutricional (EAN).

FOTO: Eduardo Cavalcante

spot_img