26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Venda de vinis ao som de rock alternativo com a Jardins de Yoni no Palacete Provincial

Que tal manusear um disco, folhear os encartes, acompanhar as letras das músicas, apreciar uma capa bem feita e, assim, buscar uma experiência diferenciada? Foi pensando nisso, que o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, preparou para o próximo sábado (29) uma ação, dentro do projeto “Experimente Museus”, que envolve exposição e venda de vinis no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro, zona sul) e, ainda, o show de rock alternativo com a banda Jardins de Yoni, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

Um projeto que já vem mudando o relacionamento do público com os museus, fazendo com que se aproximem mais do objeto a ser observado e conhecido, o Experimente Museus tem aumentado, cada vez mais, o número de visitantes dos museus, desde o seu lançamento em setembro deste ano.

De acordo com o Secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o projeto tem sido um sucesso. “Os museus são centros de referência ativa e participativa e as pessoas precisam mudar a visão, aproximando-se mais, visitando mais, degustando mais, para absorver o conhecimento. Esse é o momento”, declarou.

O novo evento reunirá os amantes dos vinis e comerciantes da área, com a participação das seguintes bancas convidadas: Arte Vinil Manaus, Edipoeira, Toca do Vinil, Rock Collection, Vinil Cult e a Banca Princes Stampa. As bancas disponibilizarão Lp’s, compactos, CDs e DVDs de todos os gêneros, cores e preços para compra troca e venda, além de camisetas temáticas.

A tradição dos vinis – Um objeto que já fez enorme sucesso, desenvolvido na década de 40, atingindo seu auge nas décadas de 80 e 90, conhecido também como Long Play, com os lados A e B, o disco de vinil ainda atrai muitas pessoas, de colecionadores a admiradores do seu significado para o cenário cultural musical. O barulhinho famoso da agulha no toca-disco percorrendo suas “faixas”, ainda dá ao objeto aquele toque charmoso, que envolve os que tiveram muitas de suas histórias de vida embaladas ao som dele.

E é por isso que o comércio dos vinis é tão movimentado em todo o Brasil e, em Manaus, também tem seu público seleto. Há 10 anos atuando na área de compra, troca, venda e doação de vinis e livros, na praça Heliodoro Balbi – Centro, Virgínia Goiabeira é uma das expositoras do evento, com o sebo “Edipoeira”, por meio do qual disponibilizará ao público vinis de música nacional e internacional de estilos variados, como MPB, rock, trilhas de novelas e muitos mais, com preços que variam de R$2,00 a R$10,00.“Os vinis têm público certo em Manaus. Gente que aprecia de verdade e possui até toca-disco ou gramafone em casa”, concluiu.

Rock no Museu – O público presente no Palacete Provincial também poderá apreciar o som da banda “Jardins de Yoni” ‘, de rock alternativo manauara, criada em janeiro de 2016 pelo vocalista e guitarrista Victor Torres (ex Alados e Pessoa Não Grata) e o baixista Diego Nogueira (Mahalo Mr. Johnson). Atualmente, conta também com o tecladista e guitarrista Alexandre Donsouzis (Artigo V) e o baterista Thiago Andrade (Silent). Com repertório que mescla rock nacional e autoral, a Jardins não esconde suas influências de rock americano, inglês e brasileiro. Músicos como Raul Seixas, Roberto Carlos, e a famosa banda inglesa Beatles não são esquecidos na hora do show.

Em processo de gravação do seu primeiro EP, a Jardins conta com músicos experientes do cenário local e tem seu material divulgado nas principais plataformas de streaming.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui