Foto: IBGE

O comércio varejista subiu 1,3% em relação a julho, alcançando um patamar próximo ao que foi registrado em abril, um mês antes da greve dos caminhoneiros. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada recentemente pelo IBGE.

Segundo a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, os resultados positivos devem-se principalmente ao aumento de empregos no país e ao pagamento do PIS/Pasep.

“Alguns fatores podem ajudar a entender este resultado positivo do mês de agosto que foram: uma redução da taxa de desocupação com o aumento da ocupação. Mais 1,2 milhões de pessoas ocupadas na introdução do mês de agosto e que pode ter favorecido o resultado do comércio, mas também a gente não pode esquecer do pagamento do PIS/Pasep que incidiu no mês de agosto, trazendo um alívio para o orçamento das famílias.”

De acordo com a gerente da pesquisa, os resultados para todas as atividades são positivos, menos em livros, jornais, revistas e papelaria, afinal, esse grupo vem caindo desde maio deste ano.

Mesmo com os resultados positivos, o comércio ainda está bem abaixo de seu melhor momento na série histórica da pesquisa, que foi em outubro de 2014.

Reportagem, Cintia Moreira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here