23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Vendas do comércio varejista caem 0,4% em outubro, aponta IBGE

Em 2018, as vendas do comércio varejista registraram queda de 0,4% em outubro, em comparação com o mês de setembro deste ano. No entanto, o setor apresentou alta de 1,9% em relação a outubro do ano passado. De maneira geral, o comércio varejista brasileiro, este ano, tem perspectiva de alta de 2,2% em relação a 2017.

A diminuição notada em outubro tem base nos dados do IBGE, que indicam maiores quedas apresentadas durante todo este ano em regiões específicas como: Roraima com redução de 4%, Distrito Federal, com recuo de 3,4% e Piauí, com baixa de 2,7%.

Os impulsos da Black Friday podem ter adiado o consumo pela expectativa de promoções no final de novembro. O balanço divulgado pelo IBGE também aponta que, com a taxa de desemprego ainda elevada no Brasil, a economia brasileira tem mostrado uma recuperação lenta, mesmo com a economia tendo avançado 0,8% no 3º trimestre.

Um dos fatores responsável por esse índices é a queda na venda de itens como livros, jornais e revistas, por exemplo, que vêm perdendo o folego, principalmente pela substituição do meio impresso pelo eletrônico e pelo fechamento de lojas físicas. O recuo registrado foi de 10,3% na categoria.

Reportagem, Isabella França

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui