Diante dos números alarmantes da violência na cidade de Manaus e em todo o Estado do Amazonas, o vereador Professor Bibiano (PT) se reuniu na última sexta-feira (30), com o novo secretário de segurança pública do Estado, Sérgio Fontes e o deputado estadual José Ricardo (PT) para cobrar ações que combatam a violência.

De acordo com o vereador, o secretário informou que, ações para combater a criminalidade e diminuir a violência na cidade e em todo o Amazonas já começaram a ser definidas pela SSP e em breve serão colocadas em prática em Manaus e em todo o Amazonas.

Na reunião, o parlamentar solicitou apoio da secretaria para que atue como parceiro no trabalho de prevenção e combate ao tráfico humano. O vereador frisou que além do apoio da secretaria de segurança buscará apoio de outras secretarias municipais e estaduais para que atuem em conjunto na prevenção ao tráfico humano como as secretarias de educação.

No final do ano passado, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) promulgou a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Tráfico Humano, por meio da Resolução 004/2014, de autoria do vereador Professor Bibiano. O parlamentar é o presidente da Frente e vem buscando apoio da população e parceiros que estejam dispostos a combater os casos em Manaus.

“Como parlamentar temos o dever de viabilizar caminhos para a melhoria da vida da população. E a segurança é um tema primordial para que todas as outras políticas públicas sejam realidade na nossa cidade”, destacou.

De acordo com dados do grupo ‘Rede Um Grito pela Vida’, na região Norte é registrado a metade dos casos de tráfico humano de todo o país.

Números

Informações divulgadas pela imprensa local em reportagem do último domingo (1º) mostram que somente no primeiro mês do ano, oitenta e sete pessoas morreram em Manaus, vítimas de homicídio, a maioria decorrente de arma de fogo. De acordo com a reportagem, o número de homicídios em 2015 já é maior do que o número registrado no mesmo período de 2014.

Além dos homicídios, os assaltos frequentes têm assustado e preocupado a população manauara. No último dia 28 do mês passado, uma agência do Banco do Brasil que funciona na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), zona Centro-Sul foi invadida por seis homens que saíram do local com a quantia de R$ 30 mil.

Ainda na reunião com Sérgio Fontes, o parlamentar como morador do bairro Santa Etelvina, Zona Norte, cobrou mais segurança para o local e inclusive pediu mais viaturas do Ronda no Bairro não só para o Santa Etelvina como para o Viver Melhor e adjacências.

O próprio vereador já foi vítima de violência no bairro onde mora. Na última quinta-feira (29) à noite, a casa do parlamentar foi invadida pela terceira vez por homens não identificados. O parlamentar registrou Boletim de Ocorrência (BO) no Departamento de Polícia (DIP) do bairro Santa Etelvina e o caso está sendo investigado pela polícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here