Felinos são mais predispostos ao desenvolvimento de doenças nos rins, uma das principais causas de mortes entre os animais em idade avançada

Gatos são animais mais predispostos a desenvolver a Doença Renal Crônica (DCR), uma alteração degenerativa que afeta o órgão. O problema é muito comum a partir dos 5 anos de idade e a principal causa de mortes de felinos em idade avançada. A boa notícia é que com o avanço da medicina veterinária, o diagnóstico precoce pode favorecer bons resultados no tratamento e qualidade de vida aos animais, uma vez que a doença não tem cura. Para alertar e conscientizar sobre a importância da atenção à saúde renal dos gatos, foi criado o Março Amarelo.

No entanto, em Manaus (AM), os tutores ainda não possuem o hábito de realizar exames específicos e periódicos para detectar e tratar a DCR. “Os gatos são animais mais predispostos ao desenvolvimento de males nos rins. Raças como Maine Coon, Persa e Ragdoll, por exemplo, têm ainda mais chances de adoecer dos rins”, explica a veterinária especialista em gatos Jessica Duarte.“É importante que as pessoas se conscientizem da importância de levar os gatinhos ao veterinário com frequência para prevenir a doença, que é progressiva e incurável, mas que pode ser tratada e dar mais qualidade de vida aos animais”, continua.

A especialista também acrescenta que o teste baseado nos níveis de dimetilarginina simétrica (ou SDMA) é o dado mais sensível para o diagnóstico precoce, pois com ele é possível identificar o comprometimento renal em estágio mais inicial. Além desses, a mensuração de eletrólitos (potássio, fósforo e cálcio) e os testes de urina também podem dar informações importantes na hora de definir o melhor tratamento após a descoberta da DRC. No caso das fêmeas, a castração também é uma aliada na prevenção.

Os sintomas da doença podem ser: perda de apetite, perda de peso, alta ingestão de água, aumento ou diminuição da frequência urinária, diarreia, vômito, entre outros.

Durante o Março Amarelo, o consultório de atendimento especializado em gatos, SaintFel Medicina Felina, oferecerá pacotes de exames renais a preços diferenciados. Para saber mais, é só buscar o perfil do local nas redes sociais.

VETERINÁRIA ESPECIALIZADA EM GATOS

Jessica Duarte tem oito anos de experiência na medicina veterinária, é graduada pela Universidade Nilton Lins e pós-graduada em medicina de felinos pela Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais em São Paulo. Além disso, é membro associado da Academia Brasileira de Clínicos Felinos (ABFel), membro da American Association of Feline Practitioners (AAFP) e sócia-proprietária da SaintFel Medicina Felina.