24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Vice-governador Henrique Oliveira destaca importância da PM para a Segurança Pública durante solenidade em comemoração aos 178 anos da Corporação

O vice-governador Henrique Oliveira participou na noite desta quinta-feira, 23 de abril, da solenidade militar alusiva aos 178 anos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Durante o evento, que homenageou o patrono das polícias militares, Joaquim José da Silva Xavier (“Tiradentes”), o vice-governador ressaltou a importância da corporação para o trabalho de Segurança Pública desenvolvida pelo Governo do Estado.
“Independente de crises financeiras e institucionais que estamos vendo em todo mundo, a Polícia Militar do Amazonas continua nas ruas servindo e protegendo o cidadão. Ao participarmos dessa homenagem, fortalecemos a instituição”, destacou o vice-governador.

Na ocasião, policiais militares da PMAM, oficiais e praças de outras instituições militares e autoridades civis foram homenageados pelos serviços prestados à instituição e à comunidade. O vice-governador Henrique Oliveira foi um dos agraciados com a “Medalha Tiradentes”, a maior honraria concedida pela Instituição. “Eu me sinto muito honrado em participar dessa cerimônia e de receber essa homenagem”, disse.

Fortalecimento – O vice-governador também ressaltou que o Governo do Estado tem investido no fortalecimento da Polícia Militar com a realização de concursos públicos, praticamente duplicando nos últimos quatro anos o efetivo de policiais em todo o Estado, que atualmente conta com cerca de dez mil homens, proporcionando ganhos salariais para a categoria, com a reestruturação da Lei de Carreira dos Praças, além do investimento em equipamento e novas tecnologias.

Na cerimônia também foram entregues as medalhas por “Tempo de Serviço”, “Mérito Policial”, “Mérito Ajuricaba”, “Mérito Cruz de Bravura” e “Diploma de Honra ao Mérito”, concedidas para distinguir os policiais militares e autoridades civis por suas ações no decorrer da atividade profissional.

Participaram do evento o comandante geral da Polícia Militar, Gilberto Gouvêa; o Secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Fontes; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Rocha; além autoridades civis e militares e todas as tropas da PMAM, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento do Interior (CPI) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Histórico – “Tiradentes” é o maior herói brasileiro da história. A sua dedicação e o seu amor à pátria fizeram com que tivesse papel de destaque entre todos os outros que tombaram nas revoltas que almejaram a Independência do Brasil. Pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua atividade nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia, ele foi aclamado patrono das polícias do Brasil.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui