As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Vice-prefeito de Humaitá é solto um dia após operação contra incêndio ilegal

O vice-prefeito de Humaitá, Rademacker Chaves, que havia sido preso na operação “Lex Talionis” nesta terça-feira (27), foi solto hoje pela Polícia Federal (PF). Ele prestou depoimento no órgão e continua sob investigação. Já o prefeito da cidade, Herivaneo Vieira de Oliveira, vereadores e garimpeiros continuam detidos por envolvimento no incêndio criminoso de órgãos ambientais no município no ano passado.

A ação dos suspeitos, investigada pela PF, foi considerada como um ataque aos prédios públicos na cidade. Imóveis e veículos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram incendiados por um grupo de garimpeiros, que tiveram balsas apreendidas e destruídas pelose órgãos em outubro de 2017. Todos foram identificados durante investigação e as autoridades tiveram envolvimento comprovado na organização do atentado. Vídeos foram apreendidos como provas onde mostram o prefeito e o vice comemorando o incêndio.

Chaves teve a prisão revogada após prestar depoimento à polícia. Além do vice-prefeito, dois vereadores e dois garimpeiros também foram liberados.

você pode gostar também