As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Videoconferência abre programação da Semana Estadual do Idoso no Amazonas

Gov Agricultura

Semana contará com rodas de conversas, atendimentos de saúde e capacitações voltadas à terceira idade

Uma videoconferência transmitida pra sete municípios do interior do Amazonas deu início, nesta segunda-feira (23/09), a Semana Estadual do Idoso, fixada anualmente nos últimos dias de setembro pela Lei 2.877, de 30 de março de 2004. Nos próximos dias serão realizados diversos eventos voltados para a terceira idade e para a discussão de políticas públicas para esse grupo em Manaus e no interior do Estado.

A programação é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEI-AM) e outros órgãos, como o Programa de Proteção ao Consumidor (Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Delegacia do Idoso,da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Hospital Adriano Jorge e prefeituras do interior.

O pontapé para a Semana do Idoso foi uma videoconferência realizada na manhã de hoje, no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Participaram do encontro a secretária executiva adjunta de Direitos da Sejusc, Edmara Castro; a presidente do CEI-AM, Kennya Mota; e a gerente de Programas e Projetos Especiais da Seas, Simone Lopes.

Durante a videoconferência as participantes falaram sobre a programação da Semana do Idoso e também sobre a importância de discutir o processo de envelhecimento para a criação de políticas públicas que possam integrar os idosos do Estado, principalmente nos municípios.

“O nosso objetivo é interiorizar os nossos serviços, para que as populações dos municípios mais distantes possam entender quais os seus direitos e como efetivar esses direitos. Uma das novidades deste ano é o Serviço de Atendimento a Mulheres, Idosos e Crianças (Samic), que já foi inaugurado em Itacoatiara e vai chegar a mais seis municípios, levando, assim, junto com as delegacias especializadas, um atendimento mais específico em relação à violação de direitos”, afirmou Edmara Castro.

A programação da Semana do Idoso contará com palestras, entregas de certificados de agradecimentos, atendimentos de saúde e roda de conversa. “Nós estamos em um momento muito importante para a política do idoso, que é a Semana do Idoso. Esse é um período que nos leva a uma reflexão e comemoração pelo Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. Orientamos que os municípios façam atividades para a pessoa idosa”, afirmou a presidente do CEI-AM, Kennya Mota.

Parcerias – Além da Sejusc, participam da organização a Secretaria de Estado de Administração (Seas) e a Delegacia Especializada Contra Crime à Pessoa Idosa (DECCI), vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). “Todos vivenciam o envelhecimento de uma forma diferenciada e é necessário uma atenção especial para esse processo, para a promoção da qualidade de vida e a promoção e o fortalecimento das relações afetivas e familiares”, pontuou Simone Lopes, que representou a Seas na videoconferência desta segunda-feira.

Programação da Semana do Idoso:

26/09

Serviços de saúde durante atendimento no Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa (CIPID) – (aferimento de pressão, testes rápidos) e palestra sobre prevenção de doenças
Horário: das 9h às 12h
Local: sede da Delegacia Especializada do Idoso e Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa

Interior: Ação Integrada com a solenidade de posse de Conselheiros Municipais do Idoso, em Maués

01/10

Entrega de certificados de homenagem a profissionais que trabalham com a terceira idade
Locais: Sejusc, Delegacia Geral e Procon

De 9/10 a 11/10

Programação em Nhamundá, com visitas técnicas e apresentação de estudos de casos aos técnicos do município.
Locais: Equipamentos que atendem idosos no município

15/10

Roda de conversa sobre os Direitos da Pessoa Idosa com técnicos do Hospital Adriano Jorge
Horário 8h
Local: Hospital Adriano Jorge, na Avenida Carvalho Leal, 1778

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEJUSC

você pode gostar também