Take a fresh look at your lifestyle.

Vigilância Sanitária desenvolve o projeto Segurança em Saúde em Salão de Beleza

-publicidade-

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância Sanitária, desenvolve o projeto “Segurança em Saúde em Salão de Beleza”, que tem como objetivo orientar os profissionais que trabalham com corte de cabelo, estética facial, manicure e pedicures.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Juliana Castro, a primeira etapa do projeto consta a realização de um curso de capacitação para os proprietários de salão de beleza, sendo a 1ª “Capacitação de Biossegurança em Salão de Beleza”. Os interessados em participar das oficinas devem procurar a sala da Vigilância Sanitária, que funciona no porto. As inscrições encerram no dia 30 de janeiro. “Após o curso todos receberão uma certificação da Vigilância Sanitária com o selo Salão Seguro. Para participar basta se inscrever com a carteira de identidade”, disse a coordenadora. A capacitação acontece no dia 02 de fevereiro, no auditório do Porto.

Juliana Castro ressalta que os serviços de embelezamento podem oferecer riscos a saúde, logo os salões de beleza são objetos de ação da vigilância em saúde. Segundo dados da Vigilância em Saúde de Parintins até o final de 2014 foram cadastrados 153 estabelecimentos, sendo que na maioria, poucos observam a legislação sanitária, no que tange garantir a aplicação de boas práticas para a segurança da saúde dos usuários. “Vale ressaltar que muitos utensílios são de uso coletivo, e podem ser veículos de doenças transmissíveis como hepatite B e V, AIDS e infecções fúngicas”, alertou Juliana.

Diante disso, destaca Juliana Castro, prevenir e promover saúde é dever de todos os órgãos da saúde pública e prestadores de serviço. Fazem parte do projeto o Núcleo de Educação em Saúde, Programa de Prevenção de HIV e Hepatites virais e Programa Nacional de Imunização (PNI). Na segunda etapa do projeto as equipes da Vigilância Sanitária percorrerão os estabelecimentos de beleza para realizar inspeção nos utensílios utilizados e o manuseio dos materiais.

-publicidade-