31.3 C
Manaus
quarta-feira, novembro 29, 2023

Visa Manaus e Sindpan-AM dialogam sobre atualizações no Novo Código Sanitário

Reunião busca aperfeiçoar regulação sanitária para indústrias de panificação e confeitaria

Manaus, 16 de novembro de 2023 – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Prefeitura de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), teve um encontro produtivo com representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Amazonas (Sindpan-AM) na terça-feira, 14/11. O objetivo da reunião foi discutir o novo Código Sanitário do município, que está em fase de elaboração.

Engajamento do Setor Alimentício e Segurança Sanitária

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, destacou a importância da colaboração com o Sindpan-AM para fortalecer as ações de segurança sanitária em panificadoras e confeitarias de Manaus. A nova presidente do Sindpan-AM, Zeina Russo, e outros representantes da entidade apresentaram sugestões baseadas em sua experiência no setor alimentício.

Foco na Atualização Regulatória

Durante a reunião, os representantes discutiram as transformações ocorridas nos materiais e equipamentos para a fabricação de pães e doces nas últimas três décadas, enfatizando a necessidade de um código sanitário que acompanhe esses desenvolvimentos.

Ações Futuras e Compromissos

A reunião resultou no compromisso do Sindpan-AM de elaborar um documento com sugestões para o novo Código Sanitário. Estas serão analisadas pela Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus, visando aprimorar a regulamentação municipal. A redação final do Código Sanitário está prevista para ser apresentada em 2024.

Canais para Denúncias Sanitárias

A população pode contribuir, denunciando irregularidades sanitárias relacionadas a produtos e serviços, através da Ouvidoria da Visa Manaus.

spot_img