27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Visa Manaus realiza ação educativa em clínicas e consultórios

Fiscais da Vigilância Sanitária (Visa), da Prefeitura de Manaus, realizaram na manhã desta sexta-feira, 3/8, uma visita em clínicas e consultórios médicos instalados em edifícios comerciais. A ação faz parte da Semana Municipal de Vigilância Sanitária e tem como objetivo verificar se os serviços possuem ou não licença sanitária, obrigatória para este tipo de atividade.

A abordagem foi de caráter educativo e de orientação aos proprietários dos estabelecimentos que tinham alguma pendência ou estavam em situação irregular. Eles receberam orientações quanto aos processos e prazos para regularização de funcionamento.

De acordo com a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), órgão que a Visa é vinculada, não é em autuar ou notificar os estabelecimentos, mas buscar qualidade no cuidado com a saúde da população. “Nosso objetivo é tratar da saúde da população. Hoje, nossa visita é uma atividade educativa, de orientação, para ajudar no processo de regularização de quem não está com a documentação em dia”.

Ao longo da Semana foram promovidas ações educativas, como a visita de alunos da rede municipal de ensino ao supermercado para a verificação de itens de qualidade de alimentos, orientação à população sobre a prática da vigilância sanitária; e um curso de capacitação em Processo Administrativo Sanitário para servidores do órgão.

A farmacêutica Kátia Geraldi, 38, ressaltou a importância da ação da prefeitura em realizar a blitz no serviço clínico, proporcionando segurança e a qualidade para os clientes. “Eu acho muito importante, como usuária do serviço clínico, essa intervenção da Visa, principalmente hoje que tem tantas clínicas clandestinas e médicos com documentação falsa”.

A Semana será encerrada no domingo, 5/8, Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data homenageia o médico Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, considerado uma das maiores referências em saúde pública no país.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui