Desenvolvido com apoio da Fapeam, a ideia do produto é levar informática para educação e promover a inclusão social

Um fantoche eletrônico desenvolvido para auxiliar crianças com autismo em atividades pedagógicas foi apresentando no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), na última quarta-feira (28/11), durante a 1ª Feira Polo Digital de Manaus. A ideia do produto é levar informática para educação e promover a inclusão social. O projeto foi fomentado pelo Governo Amazonino Mendes, via Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (PROPG-AM).

Segundo o desenvolvedor do fantoche, o doutor em Informática na Educação, Roceli Lima, o produto usa um fantoche convencional no qual são adicionados componentes eletrônicos que possibilitam interação entre o ambiente real e o virtual durante a narrativa contada pelos educadores às crianças. “O produto é uma integração de hardware, software e objetos sensoriais. Essa integração tem como objetivo incluir crianças com alguma diversidade funcional em atividades pedagógicas. No primeiro momento foram realizados testes com crianças autistas e o resultado foi impressionante. Como as crianças autistas têm déficit de atenção e falta de oralidade, a plataforma por meio do fantoche eletrônico trouxe esse auxílio e assistência para que as crianças também participassem das atividades pedagógicas”, detalha o pesquisador.

Funcionamento – O fantoche eletrônico funciona da seguinte forma: a pessoa cria uma história baseada em objetos reais. Por exemplo, se o conto fala sobre peixes é importante ter objetos mostrando o que foi mencionado. Cada figura representada na história conta com um sensor, que durante a narrativa é associada aos objetos. “O fantoche eletrônico faz o intercâmbio entre os objetos reais e a estória que será projetada no retroprojetor, quando a peça encosta no fantoche ele fará a leitura do sensor. A criança estará participando por meio de uma tecnologia interativa com a utilização de várias mídias como: áudio, imagem e movimentação”, explicou.

Fapeam – A Fapeam participa com estande da 1ª Feira Polo Digital de Manaus. No evento, a instituição apresenta os projetos fomentados com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação na área de Tecnologia e Inovação.

Nesta quinta-feira (29/11) os visitantes poderão conhecer um projeto, desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que constrói aeronaves rádio controladas cargueiras para participarem da competição de AeroDesign, promovida pela SAE Brasil.

O projeto contou com apoio da Fapeam por meio do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado), que visa fortalecer e ampliar a formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu, além de apoiar, com recursos financeiros, a melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Amazonino Mendes.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/FAPEAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here