As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Webinar orienta como lidar com o ‘medo’ e com problemas psicológicos no processo de ‘desconfinamento’ pós-pandemia

O processo de flexibilização e reabertura da economia vivenciados após o período mais crítico da pandemia de covid-19, gera ainda insegurança e medo, o que pode ocasionar quadros de ansiedade, depressão e estresse. Da mesma forma que o contexto do isolamento obrigou a uma adaptação brusca, o retorno, agora, também traz insegurança e medo, o que pode causar uma série de sintomas psíquicos à população.

Em 2002 e 2003, durante a pandemia de Sars (síndrome aguda respiratória grave), a China, país mais atingido pela doença na época, registrou um aumento de 30% nos casos de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático entre os indivíduos que ficaram de quarentena, segundo o King’s College London, na Inglaterra, publicados no periódico científico The Lancet. Os dados dão a dimensão do que pode estar por vir no pós-pandemia de covid-19.

Como forma de orientar e informar sobre como lidar com o problema, a faculdade Martha Falcão (FMF) promove o webinar “Diálogos sobre o desconfinamento: nuances da reinserção na rotina à luz da Neuropsicologia”, com os psicólogos Larissa Leite Barboza, mestre em Psicologia e especialista em Avaliação Psicológica, e Rockson Pessoa, mestre em Psicologia e doutorando em Doenças Tropicais e Infecciosas, professores do curso de Psicologia da instituição.

O evento acontece nesta quinta-feira, 30.07, às 17h na plataforma online zoom. O acesso é gratuito e aberto ao público em geral. Para participar, basta realizar a inscrição por meio do link bit.ly/neurofmf .

O objetivo, de acordo com a psicóloga Larissa Leite, é fazer uma discussão acerca do processo de desconfinamento de forma a ajudar as pessoas a identificarem se passam por esse problema e como podem buscar ajuda, além de trabalharem gatilhos para amenizar a situação.

“Passamos um longo período em isolamento e hoje já estamos vivenciando o período de flexibilização, por mais que tenhamos ainda muitas dúvidas e incertezas em como esse quadro chegará a uma resolução definitiva. Por conta isso, muitas pessoas têm apresentado um quadro de medo ao sair do confinamento, mesmo com as orientações e regras acerca da proteção”, explica a professora da faculdade Martha Falcão.

Na ocasião, os professores abordarão um pouco sobre o “medo” e em que situações ele é considerado saudável, como orientação apropriada à sobrevivência, e em que momento é preciso pensar em estratégias positivas de reinserção ao chamado “novo normal”, obedecendo às regras e protocolos de segurança.

Qualificações

Larissa Leite Barboza é coautora da adaptação brasileira do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas. Realiza avaliações psicológicas e atendimentos clínicos em Terapia Cognitivo Comportamental, desde 2011. É coordenadora do Laboratório de Medidas e Avaliação Psicológica e do Laboratório de Neuropsicologia Clínica da FMF e professora do curso de Psicologia na Faculdade Martha Falcão desde 2013.

Rockson Pessoa é especialista em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador e colaborador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), autor técnico das Editoras Vetor e Zagadoni. Além disso, atua como coordenador de Pesquisa Multicêntricas em Cognição Humana.

SERVIÇO

O QUÊ: “Diálogos sobre o desconfinamento: nuances da reinserção na rotina à luz da Neuropsicologia”

QUANDO: Quinta-feira, 30.07.20

HORÁRIO: 17H

INSCRIÇÕES: bit.ly/neurofmf

QUANTO: Gratuito