As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Websimpósio ambiental promovido pelo TCE-AM será transmitido em três idiomas e Libras na sexta

O Websimpósio “Desafios da Sustentabilidade Pós-Pandemia: Reflexos na Agenda Global dos OBS”, que será realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) no próximo dia 5 de junho (sexta-feira), terá transmissão simultânea em inglês, espanhol e libras, além do áudio original, em português. O evento, que inicia às 9h (hora Manaus), ocorrerá de forma totalmente virtual, com transmissão pelas redes sociais do TCE-AM.

Pela relevância internacional acerca do tema, o Websimpósio contará com a participação de palestrantes e debatedores de todo o mundo. Para que se torne mais acessível ao máximo de pessoas possíveis, a Corte de Contas criou novos canais no YouTube dedicados exclusivamente para transmissão nas duas principais línguas: inglês e espanhol. Os tradutores responsáveis pelo canal em inglês serão Humberto Amorim e Fabio Silva. Em espanhol, Yaima Gomez Salgado e Enilson da Silva Mesquita.

A tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) também acontecerá, via canal oficial do TCE-AM no YouTube e na página do Facebook. Os intérpretes Jéssica Pessoa de Vasconcelos e Waldeilson Martins Braga farão a tradução.

Palestrantes internacionais e renomados no debate

São os palestrantes internacionais confirmados que participarão do Websimpósio, a americana Colleen Scanlan Lyons, diretora de projeto da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas; o professor do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, doutor Gildo Espada; a juíza-conselheira do Tribunal de Contas de Portugal, Helena Abreu Lopes; e o francês Tassilo Von Droste, consultor técnico sênior da Deutsche Gesellschaftfuer Internationale.

O evento contará, ainda, com a participação das seguintes autoridades nacionais: Antônio Herman Benjamin, Ministro do Superior Tribunal de Justiça; Cleinaldo Costa, reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Elton Leme, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; Fábio Feldmann, advogado ambientalista; Jorge Ulisses Jacoby, consultor jurídico e conferencista; Drº José Galizia Tundisi, professor da Universidade de São Paulo (USP); Juarez Freitas, professor da Universidade do Rio Grande do Sul; e o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga.

Cada um terá 15 minutos para exposição e, após, será a aberto o debate com uma hora para perguntas e respostas. A programação completa do websimpósio pode ser acessada no portal do TCE-AM no endereço eletrônico: www.tce.am.gov.br.

Texto: Lucas Silva