Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Wilson Lima determina adaptação do barco do Ipem para funcionar como hospital flutuante no Careiro da Várzea

Por conta da cheia deste ano, embarcação foi adaptada para prestar assistência em saúde no município

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, nesta segunda-feira (24/05), o funcionamento do hospital flutuante em Careiro da Várzea, na Região Metropolitana de Manaus. O município, localizado na Calha do Baixo Solimões, é afetado pela subida do rio e recebeu as ações da Operação Enchente 2021.

Por determinação do governador Wilson Lima, a Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) chegou ao município na madrugada da última sexta-feira (21/05) e foi adaptada para fazer o atendimento hospitalar da população.

“Tem algumas estruturas que foram comprometidas ali no hospital, então a gente já começou a movimentar e transferir parte das estruturas aqui para essa unidade fluvial que é do Ipem, esse barco que já esteve em outras ações na área social, agora está na área da saúde. Aqui a gente já montou, inclusive, um leito, para caso de emergência ou urgência, tem laboratório, tem um consultório médico”, destacou o governador.

A cheia ainda não invadiu a unidade hospitalar do município, mas a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) constatou que o sistema de esgoto já estava comprometido. Por conta disso, a adaptação da unidade fluvial do Ipem em hospital foi antecipada.

Há uma sala de observação, uma sala de medicação e consultório médico. A ampliação dos serviços ocorrerá se a unidade do município alagar, o que ainda não ocorreu.

Maria das Neves foi uma das pacientes atendidas no barco hospital. O laboratório da policlínica do município já foi transferido para o barco. Maria entregou amostras e coletou sangue para exames de rotina. Ela lembrou que com os riscos que a cheia oferece, é importante não descuidar da saúde.

“Eu acho essa iniciativa muito boa mesmo, porque a gente sofre bastante nesse período aqui. E também tem os animais que vem com essa época de cheia, vem muito bicho, essas coisas, cobra”, disse.

O atendimento de urgência já está sendo feito na unidade fluvial. Os atendimentos ambulatoriais estão sendo feitos em uma Unidade Básica de Saúde (UBSF) municipal, uma parceria com a prefeitura do município.

Aos prefeitos, o governador tem solicitado que a vacinação contra a Covid-19 não seja suspensa, mesmo com as dificuldades impostas pela cheia. Careiro da Várzea já recebeu 30.692 doses de imunizantes contra a Covid-19, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Parque de imagem – O Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, entregou ao município um equipamento de ultrassonografia novo. A renovação do parque de imagem da rede estadual de saúde, da capital e do interior, é uma das ações do programa Saúde Amazonas. Entre os mais de 300 itens adquiridos, estão aparelhos de ultrassom, raio-X digital, tomógrafos, eletrocardiógrafos e eletroencefalógrafos.

São R$ 20 milhões para aquisição de equipamentos que estão sendo entregues às unidades dentro do planejamento. Equipamentos obsoletos de raio-X, de ultrassonografia e de tomografia estão sendo substituídos por aparelhos novos e mais modernos, possibilitando diagnósticos mais rápidos no interior e na capital.

Reforço no interior – O Governo do Amazonas adquiriu 59 aparelhos de ultrassom e 61 digitalizadores de imagem para equipar os municípios do interior do Amazonas, além de outros equipamentos de imagem, como quatro tomógrafos para implantar estrutura de média e alta complexidade, nos hospitais de municípios polos de saúde regional. A ação é prevista no Projeto Saúde nas Calhas, do programa Saúde Amazonas.

FOTO: Diego Peres/Secom

-publicidade-