27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Wilson Lima e Mourão debatem sobre BR-319, Zona Franca de Manaus e sistema prisional

O governador Wilson Lima recebeu, nesta quarta-feira (19/05), o vice-presidente da República, general do Exército, Hamilton Mourão, que veio ao Amazonas participar de um dos eventos da programação da Semana do Guerreiro de Selva, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). O vice-presidente desembarcou por volta das 16h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e de lá seguiu para uma reunião reservada com o governador Wilson Lima e o vice-governador Carlos Almeida.

“O vice-presidente conhece muito bem a região e nós conversamos sobre diversos assuntos importantes para o Amazonas”, disse Wilson Lima ao deixar a reunião. Entre os temas, Wilson Lima e Hamilton Mourão discutiram a proteção da Zona Franca de Manaus, a situação carcerária do país e os desafios do sistema prisional no Amazonas. “Naturalmente que nós tocamos no assunto do sistema prisional, o Governo Federal já está nos atendendo e está dando um suporte muito significativo”, agradeceu o governador.

Além disso, Wilson Lima e Hamilton Mourão conversaram sobre a BR-319. O governador pediu ao vice-presidente que inclua a rodovia no Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia, para que o trecho do meio, cerca de 400 km – entre Manaus e Humaitá – seja pavimentado. “O Plano está na Casa Civil, e o nosso pleito é que a BR-319 entre nesse planejamento e o Amazonas possa ser interligado ao restante do país”, afirmou Wilson Lima.

O Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PNDR) trabalha o desenvolvimento sustentável da Amazônia e inclui programas estratégicos que incluem infraestrutura e integração intrarregional e sul-americana. Os dois ainda discutiram a situação do Projeto Amazônia Conectada que pretende expandir a infraestrutura de comunicações e contribuir para ações do Governo Federal no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga na Região Amazônica. O Amazônia Conectada é de responsabilidade do Ministério da Defesa e vinha sendo executado pelo Exército. “Nosso pleito é para que esse projeto retorne, para que ele continue sendo tocado. Ele é de fundamental importância para conectar o Amazonas”, afirmou o governador.

O vice-presidente agradeceu a receptividade e demonstrou comprometimento com as demandas do Amazonas. “O governador tem sido incisivo junto ao Governo Federal sobre todas as necessidades do Estado e nós vamos avaliar juntos para buscar solucionar esses problemas”, disse Hamilton Mourão que fica em Manaus até esta quinta-feira (30/05).

FOTO: DIEGO PERES/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui