27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Wilson Lima inaugura “Turistódromo” e lança revista do Festival Folclórico de Parintins

O governador do Estado, Wilson Lima, entregou, nesta quarta-feira (26/6), em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o Turistódromo, espaço criado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) voltado ao visitante que desembarca na Ilha Tupinambarana. O espaço funcionará como um Centro de Informação ao Turista, ao lado da Catedral Nossa Senhora do Carmo, até o próximo domingo (30/6).

Wilson Lima ainda entregou o fardamento aos tricicleiros que participaram do Workshop “Bem Receber”, realizado pela Amazonastur, que capacitou 200 profissionais que atuam nas ruas de Parintins. Os profissionais também tiveram a pintura dos veículos padronizada pela empresa pública e receberam a placa de “Tricicleiro Pai D’Égua”.

Durante a ação, na Praça da Catedral, o governador lançou a “Revista Parintins 2019”, fruto de uma parceria entre a Amazonastur, Imprensa Oficial do Estado (Impeam) e Secretaria de Cultura (SEC). O conteúdo da revista inclui um guia informativo sobre o Festival Folclórico, com detalhes e novidades sobre a programação, organização e realização do evento. Wilson Lima abriu ainda as atividades da 16ª edição da Mostra de Artesanato, executada pela Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab) em parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI).

“Nós estamos aqui entregando esse espaço (Turistódromo), bem como a Revista de Parintins, para informar as pessoas que estão vindo visitar o município. No caso da Mostra de Artesanato, esse é o espaço onde o artista da região, sobretudo o indígena, tem a oportunidade de mostrar sua cultura. Quando a gente fala de Festival Folclórico de Parintins não falamos apenas de diversão, mas, sobretudo da geração de emprego e renda e do fortalecimento da nossa cultura”, afirmou o governador. “O povo de Parintins já é talentoso por natureza, consegue expressar isso de forma muito clara. Por isso, quem vem a Parintins quer vir todos os anos”, completou Wilson Lima.

Espaço inédito – Conforme a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, desde janeiro a equipe da empresa está trabalhando nas ações voltadas para o Festival de Parintins, sobretudo com um planejamento estratégico para auxiliar os turistas. No Turistódromo, que vai funcionar das 9h às 18h, o visitante vai encontrar todas as informações necessárias sobre os atrativos da ilha, bem como orientação sobre serviço público.

“Todos os nossos parceiros – Politur, Sejusc, Procon-AM, Detran-AM, Prefeitura de Parintins, prestadores de serviços turísticos – estão felizes por poder oferecer, neste espaço, tudo o que temos de melhor aqui”, frisou Roselene Medeiros. Além de receber orientação sobre a cidade, o visitante terá à disposição um guia de bolso com todas as opções turísticas da Ilha, além de brindes.

Para o médico argentino Augustino Macari, o Turistódromo dará uma segurança ao turista estrangeiro que vai curtir o Festival. “É muito importante, sobretudo para nós que viemos do exterior. Os turistas precisam disso, de informação”, frisou.

A empresa de telefonia móvel Claro também atua no Turistódromo, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Parintins (Sectur), Associações dos Tricicleiros de Parintins, agências de turismo e Kuat Clube. A Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescente e Jovens, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), também realiza campanha de prevenção no local.

Feira de Artesanato – O governador fez a abertura da 16ª Mostra de Artesanato e participou da entrega da Carteira Nacional do Artesão para os cadastrados durante a primeira edição do programa “Amazonas Presente”, ocorrida em maio, na cidade de Parintins. Ao todo, foram 40 artesãos de Parintins e 25 de Barreirinha beneficiados.

Em parceria com a Fundação Estadual do Índio (FEI), a Mostra conta com, aproximadamente, 70 artesãos amazonenses, sendo que 50 participam diretamente pela Setrab e 20 artesãos indígenas pela FEI. Durante o evento, os artesãos e grupos solidários irão comercializar uma variedade de acessórios como cocares, brincos, colares, camisas, cestarias, cerâmicas, entre outros produtos regionais. Participam artesãos dos municípios de Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Barreirinha, Manaus, entre outros.

Para o artesão Railson Santos, que está participando da Mostra pela primeira vez, está é uma oportunidade de apresentar seu trabalho e melhorar as vendas. “A arte me abraçou e hoje estou aqui muito feliz por poder expor meu trabalho. É uma ótima oportunidade que o Governo do Estado está nos dando e isso é muito para quem trabalha nessa área”, disse Railson.

Revista Parintins 2019 – O desenvolvimento, edição, produção, projeto gráfico e diagramação da “Revista Parintins 2019” ficaram a cargo da Imprensa Oficial, que também cuidou da impressão de todo esse material em seu parque gráfico. Já a Amazonastur compôs um roteiro especial para os visitantes, reunindo os pontos turísticos, itinerários e serviços na Ilha.

Aos Bois Caprichoso e Garantido coube o envio de conteúdos informativos dos itens, toadas, temas, curiosidades, das apresentações na arena.

Textos, jogos e belas fotos da região da Ilha Tupinambarana ilustram desde a beleza do povo até os encantos naturais da cidade e sua cultura, trazendo dinamismo e cores vibrantes para a publicação, que conta com 48 páginas. O formato 15×21 facilita o manuseio e oferece versatilidade para se levar a revista a todos os lugares. A publicação, com 10 mil exemplares, será distribuída gratuitamente no Bumbódromo, aeroporto e porto da cidade.

FOTO: Clóvis Miranda / Amazonastur

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui