O governador Wilson Lima lança, nesta quarta-feira (17/07), o Plano Safra 2019/2020, que vai destinar cerca de R$ 350 milhões para atender produtores rurais, incluindo agricultores familiares, pescadores, extrativistas e indígenas do Amazonas. Os recursos contemplam ações de estímulo à atividade agropecuária, oferta de assistência técnica e crédito, e apoio à comercialização. O evento será às 9h30, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, e contará com a presença produtores rurais e representantes de órgãos municipais e federais e instituições parceiras.

Durante o lançamento, o Governo do Amazonas vai anunciar as cadeias produtivas prioritárias e políticas públicas definidas para o setor primário, desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) e demais órgãos do sistema – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). As ações voltadas ao setor rural contam, ainda, com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) na política de fomento.

Também serão entregues 10 kits de feira; Certificado de Serviço de Inspeção Estadual (SIE); e assinados termos de parceria com órgãos do Governo Federal. A programação, que acontecerá ao longo do dia, inclui a realização de palestras sobre pesca e piscicultura, seminário jurídico e oficinas, além de exposição de produtos e serviços para o setor primário.