Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Wilson Lima recebe representantes de poderes de Rondônia e apresenta modelo de gestão penitenciária

O governador Wilson Lima recebeu, nesta quinta-feira (13/05), uma comitiva vinda do estado de Rondônia, composta por representantes da Assembleia Legislativa (ALE-RO), Ministério Público (MPRO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO). O grupo cumpre agenda de visitas institucionais ao sistema prisional do Amazonas e veio ver de perto o modelo de gestão compartilhada, realizado nas unidades prisionais do estado.

A comitiva é formada pelos deputados estaduais de Rondônia Anderson Pereira (PROS) e Alex Silva (Republicanos); a promotora de justiça, Laíla de Oliveira Cunha; e o conselheiro do TCE-RO, Benedito Antônio Alves. Eles conheceram as ações do Estado para a gestão do sistema carcerário. O objetivo é adaptar algumas das ações e implantar no sistema de Rondônia.

“Com o sistema penitenciário você precisa estar atento o tempo todo. E logo que assumimos o governo, uma das primeiras coisas que a gente criou, em 2019, foi o Grupo de Intervenção Penitenciária, o GIP”, destacou o governador durante a reunião.

O GIP é responsável pelas ações de vigilância interna das unidades prisionais e tem como principal função garantir a ordem e segurança no ambiente prisional, tanto para servidores, agentes e internos. O grupo atua em situações de revista, fuga e rebeliões; e desempenha ações de vigilância interna das unidades prisionais em pavilhões, quadras de esporte e celas.

A comitiva visitou os Centros de Detenção Provisória de Manaus I e II (CDPM 1 e 2) para conhecer a parte prática dos avanços alcançados, em pouco mais de dois anos. O grupo conheceu a tecnologia na segurança das cadeias, como o bodyscan de última geração, drones, sensores de ruídos, câmeras flickers etc.

FOTO: Diego Peres / Secom

-publicidade-