As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Wilson Lima reinaugura Ceti em Parintins e anuncia entrega de novas escolas de tempo integral

Lábrea, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant e Presidente Figueiredo receberão novos Cetis

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reinaugurou, na manhã desta quarta-feira (26/06), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Durante a reinauguração, Wilson Lima ressaltou a importância dos investimentos na educação para desenvolvimento do interior do Estado anunciando a entrega de escolas de tempo integral nos municípios de Lábrea, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant e Presidente Figueiredo.

Com a recuperação do Ceti e de outras 19 unidades de ensino da rede estadual no município, o Governo do Amazonas já investiu cerca de R$ 2 milhões somente na melhoria de escolas em Parintins, em seis meses. O prédio do Ceti, inaugurado em julho de 2011, nunca tinha recebido intervenções diretamente na estrutura. Os trabalhos de recuperação e manutenção iniciaram em março deste ano, com reparos emergenciais por conta de rachaduras nas paredes.

Segundo o governador, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) está trabalhando para entregar mais escolas de tempo integral no segundo semestre e devem iniciar já em julho. “Nós vamos inaugurar, já no mês de julho, outras escolas de tempo integral nos municípios de Lábrea, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant e Presidente Figueiredo e, em todas elas, eu faço questão de estar acompanhando”, afirmou.

Ao lado do secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, da primeira-dama, Taiana Lima, e da líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Joana D’Arc, o governador destacou a importância de investir nas melhorias estruturais das escolas, que desde o início do ano passam por reparos, obras e manutenções preventivas.

“O Governo do Estado está fazendo um investimento muito grande na área de educação. Eu vim aqui porque entendo a importância do que é realizado nesse espaço. O que está sendo feito aqui de investimento, de melhoria na qualidade do ensino, não é para nós. É para preparar vocês para a vida”, disse Wilson Lima se dirigindo aos alunos do Ceti que estavam presentes na solenidade, que também contou com a participação do prefeito de Parintins, Bi Garcia, o presidente da Aleam, Josué Neto, e mais sete deputados estaduais e vereadoras.

Recuperação – Segundo o secretário de Estado de Educação, Luiz Castro, a intervenção imediata no Ceti representa o compromisso da nova gestão com a melhoria da qualidade do ensino. “Parintins sempre teve uma educação na melhor média nos municípios do nosso Estado. Nós queremos que a reinauguração desse Ceti represente também nosso compromisso e de professores, pedagogos, servidores, dos alunos e das famílias para que Parintins seja cada vez mais brilhante na educação”, ressaltou.

O Ceti Deputado Gláucio Gonçalves atende 820 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. A unidade foi a primeira em modelo de tempo integral construída para atender o interior do Estado, com diferencial na estrutura e no uso da tecnologia, que inclui salas de aula equipadas com lousas digitais.

Para que os alunos não ficassem sem aulas durante a execução dos trabalhos, eles foram realocados pela Seduc-AM no prédio da Escola Estadual de Tempo Integral Brandão de Amorim.

Educação de Qualidade – Saiu do Ceti uma comitiva de estudantes que representou o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos em São Petersburgo, na Rússia, em 2016. Neste mesmo ano, a escola conquistou nove medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).

Para a estudante Manuela Matos, 15 anos, atleta e medalhista em olimpíadas científicas como de matemática e astronomia, as melhorias no Ceti representam um incentivo para estudar e realizar atividades além da sala de aula.

“Uma estrutura boa para um aluno é fundamental. O benefício de uma escola bem estruturada gera o que tem aqui no Ceti: alunos medalhistas, não só no esporte como em outras modalidades. Agora, vamos ter um auditório melhor do que tínhamos antes, as salas de aula mais preparadas, tudo isso é incentivo”, comentou.

A gestora do Ceti, professora Cristiana Oliveira, que há anos solicitava os serviços de intervenção na escola, destacou o momento de felicidade.

“A escola foi revigorada totalmente. Desde as salas, pisos, rachaduras nas paredes, teto. Temos um auditório expansivo para toda a comunidade e agora será entregue novamente, assim como nas salas de aula e também melhorias na parte esportiva. Estou muito emocionada porque foi uma luta de todos nós professores e coordenadoria”, concluiu.

FOTO: Bruno Zanardo e Diego Peres/Secom

você pode gostar também