Amazonas Notícias

Wilson Lima reúne secretarias e apresenta planejamento para enfrentar estiagem no Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu nesta quinta-feira (20/06) 30 secretarias e órgãos estaduais para discutir as ações de enfrentamento à estiagem de 2024 e combate às queimadas. Durante a reunião, foram apresentados os trabalhos em andamento e o planejamento para os próximos dois meses. Segundo dados de monitoramento, o período de estiagem deste ano deve começar 30 dias antes do esperado, com impactos a partir de julho.

Desde o ano passado, o governo estadual vem trabalhando em um planejamento preventivo para mitigar os impactos da estiagem e das queimadas. As principais áreas de foco incluem o abastecimento de água potável, insumos e medicamentos para a saúde, produção rural, logística para a manutenção da rede estadual de educação e ajuda humanitária.

“Desde fevereiro estamos nos mobilizando, fazendo um planejamento para implementar ações necessárias e comunicar principalmente empresas e órgãos essenciais para a população”, disse Wilson Lima. O governador tem se reunido com ministros para solicitar apoio e antecipar ações, incluindo encontros com o vice-presidente e ministros de várias pastas.

O secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, apresentou um panorama dos níveis dos rios, destacando uma desaceleração significativa, especialmente na Bacia do Solimões. Em Tabatinga, houve uma redução de 37 cm nos níveis dos rios em abril.

Água Potável

O Governo do Amazonas está levando água potável às regiões mais distantes e afetadas. A Defesa Civil instalou 42 estações de tratamento de água este ano e a Cosama planeja instalar mais 20 até o final de setembro. Desde 2019, mais de 540 sistemas de água foram instalados em todo o estado.

A Sema está monitorando queimadas e desmatamento, além de distribuir equipamentos de armazenamento e tratamento de água, em parceria com o Unicef. Reservas de Desenvolvimento Sustentável receberam 400 filtros de barro e 60 caixas d’água.

Saúde

A SES-AM reforçará o envio de medicamentos e produtos de saúde para os municípios das calhas do Alto Solimões, Madeira, Purus e Juruá a partir da próxima terça-feira (25/06). “Até sexta-feira, todas as balsas já terão saído com um quantitativo de medicamentos e produtos de saúde três vezes maior”, afirmou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.

Educação

A Secretaria de Educação e Desporto está implementando os projetos “Aula em Casa” e “Merenda em Casa”. “Estamos organizando, no ano seguinte, uma recomposição de aprendizagem”, disse Arlete Mendonça, titular da pasta.

Produção Rural

Wilson Lima anunciou o lançamento do Programa Estadual de Incentivo à Irrigação de Baixo Custo, visando aumentar a resiliência dos agricultores familiares aos fenômenos climáticos extremos, promovendo a sustentabilidade da produção agrícola.

Dragagem dos Rios

O Governo Federal atendeu ao pedido do governador e assinou editais para a contratação de dragagens nos rios Amazonas e Solimões. Serão investidos R$ 505 milhões em obras para recuperar a capacidade de navegação dos rios, essencial para o transporte e escoamento de mercadorias.

Relacioandos