Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Wilson Lima visita obras do Caic Ana Braga que vai ampliar serviços e atender menores de 18 anos

Primeira no formato Caic+, unidade reforçará média complexidade e oferecerá atenção ambulatorial pediátrica em cinco especialidades

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (15/04), as obras de reforma do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, no bairro São José, zona leste de Manaus. Quando a obra estiver pronta, a unidade será a primeira da rede no formato Caic+, oferecendo atendimento de média complexidade como parte do projeto Criança Amazonas, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“Nós continuamos trabalhando nesse processo de reformulação da saúde. Apesar da gente ter tido uma situação bem difícil em razão da pandemia, e ainda não ter se livrado dela, continuamos também atentos a outras questões, a outras especialidades e a outras faixas etárias. Ela é fundamental porque, no momento em que há uma ausência da atenção básica, isso acaba sobrecarregando a média e a alta complexidade. Então o Estado tem trabalhado desde a base até a alta complexidade”, destacou o governador.

Quando for reinaugurado, com previsão para maio deste ano, o Caic+ Ana Braga terá nova configuração, passando a atender pacientes abaixo de 18 anos, com serviços de média complexidade, oferecendo atenção ambulatorial pediátrica especializada em neurologia, nutrologia, ortopedia, pneumologia e psiquiatria, mantendo o serviço de pediatria geral. O novo formato é parte do projeto Criança Amazonas, que integra o Programa Saúde Amazonas no eixo de reorganização da rede de assistência ambulatorial.

De acordo com a SES-AM, também serão oferecidos serviços de apoio diagnóstico em pneumologia; triagem neonatal; apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição; fisioterapia; psicologia; e terapia ocupacional com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas; além dos exames de eletroencefalograma, espirometria e eletrocardiograma.

“A nossa ideia é melhorar o atendimento naquelas zonas mais populosas, onde as pessoas só contam com o serviço público. É um reforço que o Governo do Amazonas está dando para a atenção básica aqui no município de Manaus”, afirmou o governador Wilson Lima.

O projeto Criança Amazonas contempla, ainda, a revitalização e reorganização da assistência dos Caics Alberto Carreira, Dra. Maria Helena de Freitas Góes, Dr. Afrânio Soares e Dra Josephina de Mello, localizados em regiões estratégicas da capital. A rede estadual de saúde conta com 11 Caics. Cinco estão em funcionamento, três em reforma, e três passarão por manutenção para serem reabertos.

Com a implantação da atenção ambulatorial especializada nas cinco unidades, serão ofertadas na rede aproximadamente 11.920 consultas especializadas por mês, favorecendo a redução gradativa e finalização das filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além de apoio diagnóstico e terapêutico com ênfase em reabilitação neuromotora no Caic Ana Braga.

Reforma – Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), as obras no Caic Ana Braga alcançaram o percentual de 70% de execução, com previsão de término para maio deste ano.

O investimento é de R$ 326.109,21 para reformas nos consultórios médicos, recepção, banheiros, estacionamento, nova cobertura, novos sistemas de climatização e iluminação.

Já foram concluídas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; pintura; iluminação; esquadrias e cobertura. Está em execução a aplicação de novo piso interno e instalação de grama.

FOTO: Diego Peres/Secom

-publicidade-