Na data que celebra o Dia do Turismo e do Turismólogo, 27/9, na próxima quinta-feira, o Les Artistes Café Teatro, no Centro, sedia o workshop “O Turismo de Fauna Silvestre: oportunidades e desafios”, como parte da programação da Semana do Turismo 2018, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A programação iniciará às 13h30 e seguirá até às 18h30, com atividades gratuitas.

Na luta pelo turismo consciente na Amazônia, a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) será uma das participantes do workshop. O gerente de vida silvestre da organização, João Almeida, falará sobre os desafios e oportunidades do turismo voltado à fauna silvestre e apresentará exemplos de turismo responsável.

O objetivo da Proteção Animal Mundial é levar a debate os impactos da exploração de animais silvestres no entretenimento turístico.

“Dependendo da forma como é feito, esse tipo de atividade pode afetar o bem-estar e o comportamento dos silvestres, em casos extremos com impactos inclusive para a conservação da fauna”, ressaltou João.

A Proteção Animal Mundial trabalha desde 2015 com a campanha “Silvestre. Não entretenimento”, com o intuito de mostrar à indústria de turismo que é possível oferecer experiências incríveis aos viajantes sem explorar de forma cruel os animais. A campanha dá voz aos 550 mil animais selvagens que estão atualmente em cativeiro e sendo abusados por conta do chamado entretenimento turístico.

Além da Proteção Animal Mundial participarão deste workshop o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Dayse Campista, Instituto Mamirauá, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério Público Federal (MPF/AM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

11º Workshop de Turismo

Nesta quarta-feira, 26, também no Café Teatro, acontecerá o 11º Workshop de Turismo. Em pauta, estarão temas como “Arqueologia e Turismo”, em painel apresentado pelo facilitador Carlos Augusto da Silva; “Arqueologia e Turismo em Iranduba”, com o facilitador Mick Jone Nogueira de Almeida; e “Elementos Arqueológicos da Praça da Matriz”, com os facilitadores Margaret Cerqueira e Adilon Pereira.

Amazing Day

Nesta terça-feira, 25, aconteceu, no Les Artistes Café Teatro, o “Amazing Day”. O evento, que tem o intuito de incentivar o empreendedorismo local, trouxe ao palco a apresentação de cases de sucesso do turismo na região amazônica. Empresários compartilharam suas histórias, contando como foi o caminho percorrido por eles em busca do sucesso e satisfação dos clientes.

O encontro reuniu grandes nomes da hotelaria da região amazônica. Entre eles, o diretor de marketing do Mirante do Gavião e Expedição Katerre, Kleber Augusto Bechara, falou sobre o compartilhamento de histórias que podem servir como inspiração e guia para quem escolheu a área de turismo e afins.

“É um prazer estar aqui, ter essa oportunidade de conversar com o mercado, com os alunos, com aquelas pessoas que realmente estão apostando o seu futuro no turismo como a Amazônia aposta. A gente vem aqui de uma maneira muito humilde, colaborar com a nossa história e procurar encher os olhos daqueles que escolheram o turismo como profissão e incentivá-los a continuar nesse caminho, que nos traz um prazer enorme quando vemos a satisfação do nosso cliente em desfrutar daquilo que preparamos para ele”, disse Bechara.

O criador da startup Pra Que Rumo, Tayke Monteiro, comentou sobre a idealização e realização do evento, que foi inspirado nos “Ted Talks” e “Day1 Endeavor”.

“A ideia do evento era justamente essa, de explorar um pouco mais da experiência e do conhecimento que alguns empresários da nossa cidade possuem no turismo. Também buscamos, dessa forma, incentivar novos empreendedores e estudantes a ver o turismo como um vetor de desenvolvimento econômico do nosso estado, e nada mais justo do que fazer isso em um evento tão rico em conteúdo como este!”, pontuou Tayke.

Texto: Divulgação / Manauscult

Foto: Marinho Ramos / Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here