Amazonas Notícias

Workshop celebra 10 anos de pesquisas e transferência de tecnologia para cultivo de café no Amazonas 

Os avanços e as perspectivas da cultura do café no Amazonas são tema do Workshop, que será realizado no dia 14 de setembro, em Manaus, para celebrar os 10 anos de pesquisas, transferência de tecnologia, assistência técnica e fomento ao cultivo do café clonal no estado. 

O evento reunirá as equipes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Secretaria de Produção Rural (Sepror),  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). 

O workshop “Cafeicultura no estado do Amazonas: Avanços e perspectivas”, que é destinado a profissionais e produtores de café, está com inscrições abertas ao público, por meio do site da Embrapa Amazônia Ocidental. A programação terá início às 8h, no auditório Samaúma, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 

Representando o Idam, a Engenheira Agrônoma e coordenadora do Projeto Prioritário do Café, Ana Cecília Nina Lobato, irá palestrar sobre “Fomento, Assistência Técnica e Extensão Rural no Amazonas”, durante uma mesa redonda moderada pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, José Olenilson Costa Pinheiro, a partir das 13h. 

“O evento vai identificar os principais gargalos do desenvolvimento da cafeicultura e as novas perspectivas, os investimentos necessários pelo estado e como as instituições de pesquisa estão caminhando para o fortalecimento da produção de café no estado do Amazonas”, destacou a engenheira.

Programação: 

8h – Abertura oficial do Workshop

De 9h às 12h –  Mesa-redonda “Cafeicultura no Estado do Amazonas”, com moderadora professora  Maria Teresa Gomes Lopes (Ufam), e os seguintes palestrantes: Hugo Cesar Tadeu (Ufam), sobre “Histórico da Cafeicultura no Amazonas”; o pesquisador da Embrapa Café, Marcelo Curitiba Espíndula, sobre “Dez Anos de Avanços da Cafeicultura Clonal no Amazonas”; professor Fábio Medeiros Ferreira (Ufam), sobre “Avaliação de Cultivares de Cafeeiros Robustas Amazônicos nas Condições de Clima e Solo do Amazonas”; e Antônio Fernando Guerra (Embrapa Café) sobre “Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café”.

De 13h30 às 17h – Mesa-redonda “Perspectivas da Cafeicultura no Amazonas”, com moderador o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, José Olenilson Costa Pinheiro, e os seguintes palestras: Ana Cecília Lobato (Idam), sobre “Fomento, Assistência Técnica e Extensão Rural no Amazonas”; Elen Blanco Perez (Idesam) sobre “Café Apuí Agroflorestal”; analista da Embrapa Rondônia, Calixto Rosa Neto, sobre “Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Café no Estado do Amazonas”; e os representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI),  Antonio Carlos Tafuri e Eduardo Tosta, sobre “Atuação da ABDI para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura da Amazônia”. 

Fotos: Divulgação

Relacioandos