24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Workshop discute novas tecnologias para produtividade da piscicultura na região amazônica

Debates sobre pesquisas científicas e perspectivas de novas tecnologias para área da piscicultura na região amazônica serão assuntos abordados no I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos na Amazônia. O evento, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) – Edital nº 007/2019, ocorrerá de 21 a 25 de junho, em formato virtual.

O workshop tem a finalidade de apresentar e discutir pesquisas que possam contribuir com novas tecnologias para aumentar a produtividade de espécies de peixes nativas da Amazônia, principalmente o tambaqui e a matrinxã, as mais produzidas atualmente na região Norte, além da preservação do meio ambiente, a exemplo do sistema de Bioflocos (BFT).

Coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Elizabeth Gusmão, o evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental do Inpa, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins.

“O novo sistema conhecido como ‘Bioflocos’ é operado com troca mínima de água. São agregados compostos por diversos microrganismos que possibilitam vários ciclos de produção, contribuindo para minimizar impactos da aquicultura ao ambiente e controlar problemas sanitários de importância econômica mundial”, explicou.

Elizabeth destaca ainda o papel fundamental da Fapeam referente aos investimentos realizados nos últimos anos para a área da piscicultura na região amazônica.

“Com o fomento da Fapeam, foi possível realizar os primeiros estudos com espécies nativas da Amazônia em sistema BFT. Por meio do Parev será possível reunir os mais renomados pesquisadores das instituições nacionais e internacionais, além de empresas privadas com expertise de produção aquícola em sistema BFT”, enfatiza.

Sobre o workshop – O I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos na Amazônia irá agregar os segmentos da sociedade (cientistas, governo, educadores, estudantes e produtores rurais) que participam da atividade aquícola no Brasil. O evento terá apresentações de palestras, mesa redonda e sessões de pôster e minicurso, tornando possível ao público a mais completa e produtiva reunião já realizada sobre este tema na Amazônia.

Inscrições – Para participar do evento, os interessados podem acessar https:// https://eventos.congresse.me/bioflocos

spot_img