Amazonas Notícias

XPRIZE Rainforest: Competição internacional de pesquisa sobre biodiversidade conta com apoio das Forças de Segurança do Amazonas

Com a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), as Forças de Segurança irão atuar de 7 a 30 de julho, na final da competição XPRIZE Rainforest Florestas Tropicais, na comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. O objetivo é garantir a segurança dos finalistas e prestar apoio em casos de acidentes e incidentes.

Conforme o secretário da Seaop, coronel Algenor Teixeira, as equipes irão adentrar uma área delimitada da floresta com suas tecnologias e, para isso, irão contar com policiais fluentes da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), além de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) em casos de qualquer intercorrência.

 “No local nós vamos ter a Polícia Militar que vai fazer a segurança aproximada bem como a segurança das equipes que vão trabalhar dentro da área de selva, além deles temos também o Corpo de Bombeiros que vai atuar com primeiro socorro de urgência. Também vamos ter a nossa equipe do Departamento de Polícia Aéreo. O objetivo é levar segurança tanto para a comunidade quanto para os participantes do evento”, disse o coronel.

Na tarefa, os participantes devem ser capazes de pesquisar 100 hectares de floresta amazônica em 24 horas, e relatar importantes dados sobre a biodiversidade em tempo real, em até 48 horas.

“Nós temos dois policiais que são altamente treinados e capacitados em diversas línguas. Vamos atuar acompanhando as tropas da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), juntamente com os turistas. A gente sabe que a barreira linguística é um paradigma que deve ser quebrado, então a nossa atuação é criar esse vínculo entre os estrangeiros e o nosso policial militar”, explicou o subcomandante do CPTur, capitão André Souza.

A gestora de Projetos do XPRIZE Rainforest, Michelle Siqueira, agradeceu e ressaltou o apoio das Forças de Segurança que vão estar de prontidão durante todo o evento. “Nós trabalhamos com o Governo do Amazonas muito antes de chegarmos nessa operação e o estado é um grande apoiador do XPRIZE” disse a gestora.

Segundo ela, são mais de 120 pessoas estrangeiras de cinco países e muito deles é a primeira vez no Brasil. “Podemos notar o encantamento de cada um de estar aqui na floresta amazônica e com segurança. Quero agradecer muito o apoio da SSP, porque temos todas as forças que precisamos com o reforço de helicóptero, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar,” destacou Michelle.

Forças de Segurança

Irão participar no apoio do evento, os policiais Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Batalhão Ambiental, do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) e do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) da SSP-AM.

O evento XPRIZE

O evento ocorre há cinco anos com o objetivo de estimular equipes de pesquisadores e cientistas a desenvolverem tecnologias para a avaliação da biodiversidade, com o dever de melhorar a compreensão dos ecossistemas das florestas tropicais no mundo.

As equipes irão utilizar tecnologias, que incluem drones com sensores bio acústicos, uso de robótica terrestre, inteligência artificial, entre outros, para mostrar o uso efetivo de suas invenções. Os levantamentos feitos pelas equipes vão beneficiar o Brasil e países na América Latina, África e Ásia que também possuem florestas tropicais.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

Relacioandos