26.3 C
Manaus
segunda-feira, março 18, 2024

XXI Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – 2015

O Município de Barcelos (401,7 km de distância de Manaus) realizará uma grande festa cultural no final deste mês de Janeiro de 2015, nos dias 30, 31/01 e 01/02. O Festival do Peixe Ornamental de Barcelos – FESPOB que está na sua 21ª edição. Criado em 01 de julho de 1994 e instituído pela Prefeitura Municipal de Barcelos através do Decreto 005/94, de autoria do Prefeito Valdeci Raposo e Silva, tornou-se o maior evento do povo barcelense. Com o objetivo de divulgar a cultura e os produtos regionais, principalmente o peixe ornamental, por sua potencialidade como fonte de renda para as famílias barcelenses.

O duelo envolve música, arte cabocla e indígena atraindo centenas de visitantes, apresenta uma programação musical e dançante na quinta-feira a “Festa do visitante”, na sexta-feira e sábado o palco do espetáculo é no Piabódromo.
Os dois grupos são estrelas da festa que já encanta o amazonas e se tornara um evento de grande expressão cultural. Hoje o município de Barcelos é conhecido mundialmente como a “A Cidade do Peixe Ornamental” ou carinhosamente chamada de “Cidade Menina” apelidada por Jorginho do Peixe.

AS ESTRELAS DE CADA NOITE

PEIXE CARDINAL – Nas cores azul e vermelho é o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 60% do volume anual de exportações, com sua cores de neon, o peixe cardinal encanta pela sua exuberância, tem seu habitat natural nas águas negras dos rios da região amazônica, a pesca do cardinal é feita durante o dia, nos lagos, igarapés e afluentes do grande Rio Negro. Os instrumentos utilizados para a sua captura são: canoa, remo, rapixé e cacuri.

TEMA 2015: BARCELOS, PARAÍSO ECOLÓGICO

A Associação Cultural e Folclórica Cardinal apresenta no XXI FESPOB o tema: BARCELOS, PARAÍSO ECOLÓGICO. Barcelos é o paraíso das riquezas naturais que tanto encantam os olhos do mundo. Esse imenso império verde é o paraíso das belas orquídeas, dos grandes tucunarés, cenários de encantadoras revoadas que colorem o céu amazônico. É morada dos seres míticos e o lugar de recorrentes encantamentos. É também a casa do índio, do caboclo miscigenado, gente de vida simples que vivem da pátria das águas a remar, pescar e caçar, ensinando ao mundo o conceito de sustentabilidade.

O Cardinal, com toda a sua exuberância, enaltece esse paraíso rico em cultura, de um povo humilde, festeiro e acolhedor, com belezas naturais que encantam e seduzem os olhos daqueles que o apreciam. Barcelos é um paraíso ecológico, é o nosso paraíso, é o Reino do Cardinal!

O ACARA DISCO – Nas cores preto e amarelo é um peixe de cores exuberantes, bastante cobiçado pelo mercado internacional. É comum encontra-lo nas águas do Rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água “branca”. É um dos peixes ornamental de maior valor comercial. A captura do acara-disco é feita quase sempre durante a noite, os instrumentos utilizados para sua captura são: canoa, remo, lanterna e puçá.

TEMA 2015: VIAGEM A TUPANARUKA

O Grêmio Recreativo Acara-Disco apresenta de forma inigualável a Cidade de Barcelos e ao Mundo o tema: “Viagem a Tupanaruka”, que busca o antepassado para constatar a visão da criação desse Santuário Sagrado ao afirmar que o Índio Apoena (aquele que vê longe) lhes disse que aqui era TUPANARUKA, que significa em tupi guarani, CASA SAGRADA. E que Deus criou esse Céu, para descansar aqui, quando criou o Universo exatamente para descansar no Sétimo dia, conforme o livro de Gênesis. E nos apresenta essa Cidade encantadora, Milenar, lugar perfeito, berço da história do Amazonas, o verdadeiro Jardim de Éden que é a Cidade de Barcelos!

O Acará-Disco convidar aqueles que desconhecem a história barcelense para uma viagem na imaginação e aportar nas tradições de Barcelos, a partir de agora, Tupanaruka, nossa Casa Sagrada.

SUAS TRADIÇÕES – Não existe nada mais tradicional na lida do dia a dia das gentes de Tupanaruka do que a pesca. Essa atividade é passada de pai para filho como um ritual Sagrado.

FESTAS e FOLCLORE – E se o Tema remete a Tupã, festas, músicas, poesias, folclore, danças, Festival do Peixe Ornamental e de Tupanaruka, impossível não se aportar nas Festas Sagradas nessa viagem. Tradicionalmente de uma forma ou de outra, as família de Tupanaruka possuem uma ligação sagrada com as festas populares, ou festejos de Santos. Esses rituais, carregados de apresentações, encenações folclóricas e indumentárias própria, por décadas, marcaram de forma significante a cultura de Tupanaruka.

O Acará-Disco convida o visitante a embarcar nessa viagem e conheça Tupanaruka, a Casa Sagrada. A Barcelos Amada!

________________________________________

O AQUÁRIO
O local onde acontecem as apresentações dos peixes é denominado Piabódromo, onde ocorre a disputa acirrada das duas agremiações folclóricas, uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. Nas arquibancadas fica os torcedores chamados de “cardume” que são um show a parte.
O espaço é um dos maiores centros culturais e desportivos do Médio e Alto Rio Negro. Além das grandes noites do festival, o Piabódromo ao longo do ano inteiro é palco de grandes manifestações sócio-culturais e esportivas.

________________________________________

CIDADE DE BARCELOS

MUNICÍPIO DE BARCELOS – AMAZONAS

A cidade de Barcelos possui 25.718 de habitantes, é conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes, é a maior exportadora nacional de peixes ornamentais. Teve origem em uma aldeia dos índios, chamada Mariuá, localizada no médio Rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos, foi a primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual estado do Amazonas.
O município possui o maior arquipélago fluvial do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas, e se tornou conhecido internacionalmente pelo comércio de peixes ornamentais e pela pesca esportiva do tucunaré. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá.
Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400m de altura. Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui